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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18664
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Título: | A satisfação dos alunos de Ciências Contábeis durante e após a utilização de recursos audiovisuais: uma análise mediante o perfil socioeconômico e de hipercultura |
Autor(es): | RODRIGUES, Maria Emanuela de Paula Cardoso da Silva |
Palavras-chave: | Satisfação; Educação Contábil; Recursos Audiovisuais; Recursos Tecnológicos; Hipercultura; Satisfaction; Accounting Education; Audiovisual Resources; Technological Resources; Hyperculture. |
Data do documento: | 9-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral, verificar se a utilização dos recursos audiovisuais (RA) interfere na satisfação dos discentes no processo de ensino – aprendizagem nas Ciências Contábeis, à luz das características de hipercultura (Souza et al., 2012) e do perfil socioeconômico. Para isso, foi necessário a realização de um quase-experimento, onde foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Contabilidade Societária I, da Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde na primeira unidade foi aplicado o recurso audiovisual (RA), no caso as vídeo-aulas, e na segunda unidade foi aplicado a metodologia de ensino tradicional, ou seja, face-a-face na sala de aula. Para realizar o acompanhamento da satisfação dos alunos nas aulas com e sem o uso de RA, foi necessário a aplicação de 12 (doze) questionários ao longo do período, visando conhecer o perfil socioeconômico, as características de hipercultura, a adaptação e o nível de satisfação dos discentes em relação ao ambiente de ensino em geral.Com isso, foi possível acompanhar a evolução ou retrocesso dessas variáveis no ensino na primeira e segunda unidade. Para responder ao objetivo geral e específicos da pesquisa, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, com a aplicação do Teste de Qui-Quadrado, adotando-se um nível de confiança de 90%. A amostra desse estudo foi de 40 (quarenta) alunos do quarto período da UFPE. Os resultados demonstraram em geral, que, nas aulas com o uso do recurso audiovisual, 87,5% dos discentes tiveram uma satisfação que variou entre “excelente” e “bom”, enquanto que no ensino sem o uso de RA, 75,0% da amostra apresentou essa variação. Resultando, portanto, em uma maior, satisfação dos alunos nas aulas com os vídeos, apesar do que as comparações das adaptações e satisfação dos discentes nas duas unidades evidenciam. Porém, tudo indica que as variáveis que foram favoráveis para as aulas com o uso de RA, influenciam mais na motivação e fatores intrínsecos ou satisfatórios dos alunos, do que as outras variáveis, causando portanto, a satisfação dos alunos conforme Teoria de Herzberg et al. (1967). Além disso, encontrou-se que apesar da definição do perfil socioeconômico dos alunos e a utilização do mesmo, para executar a relação com as outras variáveis, ter contribuído na busca do entendimento da satisfação dos estudantes, percebe-se que o perfil não consegue justificar e explicar, os fatores intrínsecos dos discentes que podem influenciar na satisfação. Porém, nas relações envolvendo as características de hipercultura foram encontradas maiores explicações, que possibilitassem o entendimento dos fatores intrínsecos ou satisfatórios, que motivam ou não o aluno. Como também, os resultados encontrados em relação a hipercultura, apresentaram pontos positivos para a adaptação e satisfação dos alunos no ensino com o uso de RA, pois demonstra que os sujeitos da amostra estão frequentemente em contato com diversos tipos de recursos tecnológicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18664 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
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