Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18651
Title: Significados atribuidos ao cyberbullying envolvendo adolescentes: subsídios para educação e saúde no contexto escolar
Authors: BRASILEIRO, Juliene Gomes
Keywords: Violência escolar. Adolescentes. Cyberbullying. Abordagem Qualitativa. Educação e Saúde;School violence. Teens. Cyberbullying. Qualitative Approach. Education and Health.
Issue Date: 25-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Introdução: A humanidade tem desenvolvido uma relação muito intensa com a tecnologia. A sua presença e as facilidades oferecidas por ela são inegáveis. Entre os mais jovens, essa cultura das “ciberrelações” está tão presente que vem constituindo um espaço para a expressão de atitudes e emoções. Especificamente no que concerne às manifestações violentas é crescente o número de casos de violência virtual entre pares. Jovens escolares tem utilizado o cyberespaço para provocar danos a colegas ou grupo de colegas de escola. Essas atitudes violentas no ambiente virtual recebem o nome de Cyberbullying (CB). O CB já compõe uma categoria específica de violência com efeitos danosos à saúde como as cefaleias, crises de ansiedade, depressões, uso de substâncias psicoativas, insônia, enurese, dores abdominais, consumo de álcool e ideias suicidas. É necessário perceber o fenômeno sobre perspectiva dos envolvidos com uma abordagem qualitativa sobre o tema. Objetivos: Compreender os significados atribuídos ao CB envolvendo adolescentes na perspectiva de alunos e educadores. Caminhos metodológicos: Pesquisa qualitativa realizada em uma instituição de ensino privada de Recife. Participaram do estudo 12 educadores que atuavam na equipe administrativo-pedagógica da escola e na docência do ensino médio e 11 alunos de 15 a 18 anos, matriculados no ensino médio. Os dados foram coletados através de grupos focais e entrevistas individuais norteadas por um roteiro semiestruturado. A técnica de análise utilizada foi a de análise de conteúdo com o apoio do software Atlas ti. Resultados: Os resultados foram agrupados em duas categorias temáticas: a primeira categoria, Caracterização do CB, versou sobre o conceito, as características, as causas, o perfil dos envolvidos e as consequências dessa forma de violência. A segunda categoria agrupou as concepções sobre as Ações de combate e responsabilidade pelo enfrentamento no CB. Sobre a caracterização os participantes identificam o CB como uma forma de violência que atinge vítimas, agressores e audiência e que possui consequências imediatas e em longo prazo para a saúde e as relações sociais de todos. Foi identificada também uma multiplicidade causal para o fenômeno e sobre a caracterização dos envolvidos, apesar de haver grupos mais vulneráveis a tornar-se vítima ou agressor, qualquer pessoa pode se ver envolvida na violência do CB. Em relação à responsabilidade pelo enfrentamento do CB, os participantes deram ênfase à atuação da escola e da família, citando também a atuação dos envolvidos e do Estado. Os educadores propuseram uma distribuição de responsabilidades entre todos os citados. As ações de enfrentamento propostas tiveram caráter informativo, educativo, disciplinar e punitivo pensadas em conjunto com a comunidade escolar e arredores e aplicadas de forma combinada e sistematizada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18651
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL - Significados atribuídos ao CB - Juliene Brasileiro.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons