Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18602
Título: Estudo da viabilidade da implantação de um instituto tecnológico para a prestação de serviços ao setor metalmecânico no Estado de Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA, Tulio Cristiano Soares de
Palavras-chave: Metalmecânica. Instituto Tecnológico. Implantação.; Metalmecânica. Technological Institute. Implementation.
Data do documento: 25-Out-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O trabalho visa analisar quais serviços técnicos e tecnológicos, no âmbito da metalmecânica e suas áreas afins, são necessários para as indústrias do Estado de Pernambuco, para viabilizar a construção de um Instituto de Tecnologia em Metalmecânica de Pernambuco (ITMPE) autossustentável. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: Identificar as demandas de serviços do setor metalmecânico do Estado que possam ser prestados pelo Instituto, através de Brainstorming durante Workshop e visitas a empresas pernambucanas ligadas ao setor Metalmecânico e suas áreas afins. Pontuando serviços específicos enquadrados nas necessidades mais solicitadas pelo mercado, através de questionário para medir análise de aderência; Avaliar o ITMPE sob a ótica do cliente, através da identificação dos fatores críticos de sucesso, elaboração de matriz de importância/desempenho e análise de concorrência; Avaliar o Instituto e seus serviços aplicando as ferramentas: matriz de análise de risco, SWOT e BCG; Verificar a viabilidade de uma estrutura organizacional do Instituto a fim de que ele seja autossustentável e possa contribuir com o desenvolvimento da pesquisa de cunho tecnológico, através da aplicação das ferramentas: Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL). Através de um levantamento das demandas industriais do Estado, inicialmente foram identificados 117 possíveis serviços. Destes foram selecionados 32 serviços (cenário 1) através de Brainstorming em entrevistas realizadas em Workshop e visitas a empresas ligadas ao setor Metalmecânico e suas áreas afins. Devido a atual situação político econômica foram escolhidos 6 serviços (cenário 2) de alto valor agregado e que apresentam menor custo para infraestrutura, manutenção e fornecimento. Constata-se que a viabilidade econômica do Instituto foi avaliada com mais precisão e consistência através das ferramentas TIR, 12,8% e VPL, R$ 203.015,10. A implantação do ITMPE, no cenário 2 é real e que há muitos benefícios para o Estado e, consequentemente para o Brasil, promovendo crescimento através de um diferencial competitivo de desenvolvimento industrial consistente e sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18602
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tESE VERSAO FINAL 3.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons