Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18575
Título: A eficiência da atenção primária à saúde nos municípios pernambucanos sob a ótica da análise envoltória de dados
Autor(es): DIAS, Maria Rosa Fragoso de Melo
Palavras-chave: Análise de eficiência. DEA. Atenção Primária à Saúde. Atenção Básica.; Efficiency analysis. DEA. Primary Health Care. Primary Care.
Data do documento: 13-Jun-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Avaliar o desempenho da assistência à saúde na Atenção Primária, aprimorar a eficiência técnica nos processos é, atualmente, imprescindível para a gestão dos sistemas de saúde, assim como para a qualidade da assistência ofertada aos usuários. Diante disso, objetiva-se analisar o nível de eficiência da Atenção Primária à saúde nos municípios do Estado de Pernambuco mediante a Análise Envoltória de Dados. Aplicou-se a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), com o modelo desenvolvido por Banker, Charnes e Cooper, através da orientação produto, ou seja, visou-se maximizar os produtos sem diminuir os insumos. O trabalho utilizou de informações disponíveis na base de dados do DATASUS, na qual foram selecionados indicadores de números de equipes de saúde da família, números de agentes comunitários de saúde, gastos per capita com saúde, população SUS dependente e número de leitos SUS como insumos. Já as variáveis selecionadas como produto foram estabelecidas como o inverso do número de óbitos infantis e inverso de internação por causas sensíveis a atenção primária e à produção médica. Os resultados demonstram que entre os 184 municípios menos da metade é eficiente tecnicamente e que a região que mais apresentou municípios eficientes compõe a faixa espacial da Região Metropolitana de Recife. Dessa forma, os resultados exibidos podem ser vistos como fatos estilizados para futuras investigações na atenção primária à saúde, assim como subsidiar os gestores e usuários nas políticas públicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18575
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado MARIA ROSA FRAGOSO DE MELO DIAS- CCSA-PPGGES-2016.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons