Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18567
Title: Governança para uma universidade de classe mundial: desafios e perspectivas
Authors: NEVES, Regina Coeli Lafayette
Keywords: Governança;Universidade de Classe Mundial;Mecanismos de Governança;Liderança;Estratégia;Controle;Governance;University World Class;Governance mechanisms;Leadership;Strategy;Control
Issue Date: 5-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: “Cada país quer uma Universidade de Classe Mundial", este é o ponto de partida deste estudo sobre Governança em Instituição Federal de Ensino Superior ou IFES. A governança no setor público deve ser implementada com seus mecanismos sugeridos pelo TCU: liderança, estratégia e controle. Argumenta-se como critérios para uma Universidade de Classe Mundial - UCM, excelência na pesquisa, liberdade de pesquisa, ensino e expressão, autonomia acadêmica, infraestrutura, financiamento, cosmopolitismo e diversidade, além de uma governança adequada (ALTBACH, 2010). Este trabalho tem por objetivo identificar como os mecanismos de governança na Universidade Federal de Pernambuco facilitam a construção de uma Universidade de Classe Mundial. Quanto à Metodologia de Pesquisa se optou pela Análise Pragmática da Linguagem envolvendo 14 entrevistas semiestruturadas com docentes, ex-reitores, estudantes e funcionários. A abordagem deste estudo foi qualitativa, utilizando além das entrevistas a pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que os mecanismos de governança na UFPE em sua forma atual se apresentam como enorme desafio para o trilhar da UFPE na direção de uma UCM, apesar de existirem reconhecidos esforços nessa direção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18567
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReginaUniversidadeClasseMundialDesafios07112016.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons