Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18567
Título: Governança para uma universidade de classe mundial: desafios e perspectivas
Autor(es): NEVES, Regina Coeli Lafayette
Palavras-chave: Governança; Universidade de Classe Mundial; Mecanismos de Governança; Liderança; Estratégia; Controle; Governance; University World Class; Governance mechanisms; Leadership; Strategy; Control
Data do documento: 5-Mai-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: “Cada país quer uma Universidade de Classe Mundial", este é o ponto de partida deste estudo sobre Governança em Instituição Federal de Ensino Superior ou IFES. A governança no setor público deve ser implementada com seus mecanismos sugeridos pelo TCU: liderança, estratégia e controle. Argumenta-se como critérios para uma Universidade de Classe Mundial - UCM, excelência na pesquisa, liberdade de pesquisa, ensino e expressão, autonomia acadêmica, infraestrutura, financiamento, cosmopolitismo e diversidade, além de uma governança adequada (ALTBACH, 2010). Este trabalho tem por objetivo identificar como os mecanismos de governança na Universidade Federal de Pernambuco facilitam a construção de uma Universidade de Classe Mundial. Quanto à Metodologia de Pesquisa se optou pela Análise Pragmática da Linguagem envolvendo 14 entrevistas semiestruturadas com docentes, ex-reitores, estudantes e funcionários. A abordagem deste estudo foi qualitativa, utilizando além das entrevistas a pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que os mecanismos de governança na UFPE em sua forma atual se apresentam como enorme desafio para o trilhar da UFPE na direção de uma UCM, apesar de existirem reconhecidos esforços nessa direção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18567
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReginaUniversidadeClasseMundialDesafios07112016.pdf2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons