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Título : As múltiplas lógicas institucionais atuantes na atual reforma do HC UFPE
Autor : ARAÚJO, Zuleide Cristina de
Palabras clave : Ordens institucionais; Múltiplas lógicas institucionais; Hospitais universitários federais; EBSERH; Institutional Orders; Institutional Multiple logical; Academic Federal Hospitals; EBSERH
Fecha de publicación : 28-jul-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A finalidade deste trabalho foi analisar como as múltiplas lógicas institucionais conformam a atual reforma do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A adesão à EBSERH é uma realidade para a maioria dos hospitais universitários brasileiros como é o caso do HC UFPE. Este hospital é uma complexa organização pública que reúne as atribuições de hospital escola, centro de pesquisas e prestador de serviços à população do Estado e da região Nordeste. Como tal, seu funcionamento é regido tanto por lógicas endógenas quanto exógenas à profissão da educação médica. Com base na Teoria Institucional este estudo aborda ordens e lógicas institucionais a partir dos autores Friedland e Alford (1991, 1999), Thornton, Ocasio e Lounsbury (2012), Alford (1975), Williamson (2008), Reay e Hinings (2009), Greenwood (2010, 2011), Scott (2008), Andreazzi (2013), entre outros. Esta pesquisa teve natureza qualitativa, através de estudo de caso, tendo dados primários através de documentos, sites, observações e entrevistas semiestruturadas com gestores e ex-gestores do HC e da UFPE. Utilizou-se a Análise de Conteúdo, emparelhamento teórico, para atingir o objetivo. Na análise dos resultados, constatou-se que as principais lógicas exógenas atuantes na reforma do HC UFPE são aquelas referentes ao Estado, à comunidade, ao mercado e que as lógicas institucionais diretamente ligadas à profissão da educação médica que contribuem para conformar a atual reforma do HC UFPE são a atenção à saúde, a ciência e a gestão
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18566
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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