Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18565
Title: Qualidade em Serviços Logísticos: aplicação da Soft Systems Methodology (SSM) na avaliação da qualidade percebida quanto à distribuição dos medicamentos antirretrovirais do programa HIV/AIDS
Authors: SILVA, José Orlando Sousa da
Keywords: Cadeia logística;Dimensões logísticas da qualidade percebida;Soft Systems Methodology (SSM);Supply chain;Logistic dimensions of perceived quality;Soft Systems Methodology (SSM)
Issue Date: 27-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As organizações hospitalares compreendem uma das mais complexas unidades gerenciais, exigindo do gestor hospitalar da cadeia logística de medicamentos que, neste trabalho, são os antirretrovirais, uma proficiência no seu gerenciamento. Pois uma falha na sua distribuição, a percepção, quanto à qualidade do serviço oferecido, é imediatamente comprometida. Esta pesquisa foi realizada no Hospital das Clínicas da UFPE e objetivou avaliar a percepção da qualidade em relação à prestação de serviços logísticos no programa de medicamentos antirretrovirais. Este é um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada, junto aos farmacêuticos e técnicos em farmácia do hospital em estudo e coordenadores logísticos do programa HIV/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde. Um pilar, para o entendimento da qualidade em relação à prestação de serviços logísticos, é a visão sistêmica do funcionamento da cadeia de distribuição através da Soft Systems Methodology (SSM), a qual permitiu compreender seu funcionamento a partir das diferentes percepções. Desta situação adveio à importância também em avaliá-la, com base nas dimensões da qualidade percebida em serviços logísticos, quais sejam: confiabilidade no prazo de entrega; confiabilidade da quantidade e do produto correto; flexibilidade no serviço prestado; disponibilidade; apoio pós-entrega; armazenamento etc.; no sentido de realizar um monitoramento mais apurado dos processos ou propor ações que previnam problemas futuros no atendimento às necessidades dos profissionais do programa e usuários convivendo com o HIV/AIDS. Os resultados obtidos possibilitaram uma avaliação detalhada do funcionamento da cadeia logística dos medicamentos antirretrovirais, a importância de uma gestão eficiente do estoque, do fluxo de informações e do planejamento real da demanda. Entende-se, então, a necessidade de repensar a estrutura física atual no sentido de possibilitar um atendimento humanizado aos usuários e familiares, e rever, junto à coordenação logística estadual, as cláusulas contratuais firmadas. Por fim, ficou evidente que algumas dimensões avaliadas demandam mudanças operacionais, tendo em vista o alto valor monetário agregado; e que o acesso contínuo a terapia traz consigo, não só a satisfação dos profissionais e usuários, a credibilidade dos serviços e a construção de uma imagem positiva, mas principalmente, o aumento da sobrevida desses usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18565
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - MPA - JOSÉ ORLANDO.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons