Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545

Compartilhe esta página

Título: A experiência de consumo de uma tribo urbana em espaço natural ambientado na praia
Autor(es): CÔRTES, Jéssica Maria Muniz
Palavras-chave: Experiência de Consumo. Subcultura de Consumo. Servicescape. Ambiência. Ambientação. Tribos Urbanas; Consumption experience. Subculture of consumption. Servicescape. Ambience. Atmosphere. Urban Tribes.
Data do documento: 30-Set-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo explorar a relação existente entre um espaço natural ambientado para a oferta de experiências de consumo e a identificação de uma tribo urbana formada em função desta relação. A pesquisa foi realizada em uma barraca da praia de Boa Viagem na cidade do Recife, Pernambuco escolhida pela sua diferenciação física e social das demais barracas dispostas na faixa de areia da mesma praia. Foi feita uma revisão de literatura na qual foram abordados conceitos que iam além daqueles tratados na bibliografia tradicional do Marketing, incluindo teorias advindas das Ciências Sociais e da Arquitetura e Urbanismo, como no caso das noções de Tribos Urbanas e Ambiência respectivamente. O outro construto exposto foi o de Experiências de Consumo. A metodologia utilizada foi a etnografia visto que esta é a abordagem adequada ao estudo de um grupo e à compreensão de suas concepções, práticas, experiências e comportamentos. Por meio de observação participante, entrevistas não estruturadas e uso de fotografias foram exploradas as experiências de consumo de um grupo formado em função de um espaço natural ambientado. A discussão dos dados possibilitou a conclusão de que a barraca estudada se transformou em uma ambiência socioespacial que possibilitou a identificação de pessoas com estilos de vida e objetivos de consumo em comum e que, este agrupamento, acabou por formar uma tribo urbana reunida em torno de valores de ligação sociais que se destacou dentro de uma subcultura de consumo mais ampla, a de praia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18545
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiência de Consumo de um Grupo Urbano em um Espaço Natural Ambientado na Praia..pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons