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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540
Título: Crianças brincantes: sentido de continuidade das quadrilhas juninas (Região Metropolitana do Recife)
Autor(es): NASCIMENTO, Leilane Pinto do
Palavras-chave: Infância. Cultura Popular. Quadrilha Junina. Continuidade; Childhood.Popular Culture. June Country Dance. Continuity
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuc
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre as experiências de crianças nas quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife e tem por objetivo compreender a conformação e os sentidos de continuidade expressos pelo grupo a partir da atuação das crianças brincantes. Baseia-se em trabalho de campo, especialmente na interlocução com crianças e, como um desdobramento, em entrevistas com adultos que começaram a dançar quadrilha na infância. A abordagem parte da caracterização dos festejos juninos e do movimento quadrilheiro da RMR, contexto em que as crianças quadrilheiras estão inseridas; apresenta as especificidades das quadrilhas infantis, evidenciando as relações de sociabilidade e autoridade; e, por fim, analisa trajetórias e relações de pertencimento de quadrilheiros/as crescidos/as em suas várias formas de continuar. Os resultados indicam, por um lado, que a experiência do dançar quadrilha na infância fortalece os sentidos de continuidade da brincadeira e, por outro, sinaliza para perspectivas de futuro mais amplas, distintas daqueles/as que não se inseriram ou continuaram no movimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18540
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

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