Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18520
Title: A experiência telejornalística do meio ambiente em Pernambuco: o caso do telejornal ABTV 2ª edição
Authors: LIMA FILHO, Luiz Alberto Fonseca de
Keywords: Telejornalismo; Valor-notícia; Meio ambiente; Jornalismo ambiental; Television journalism; News value; Environment; Environmental journalism
Issue Date: 20-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de promover uma maior compreensão acerca do valor-notícia que o meio ambiente possui no telejornal de âmbito local, uma vez que se percebe que o tema é tratado como coadjuvante no conteúdo desse tipo produto televisivo. Para isso foram estudadas as reportagens exibidas pelo telejornal ABTV 2ª Edição da TV Asa Branca, afiliada Rede Globo em Caruaru/PE e realizadas entrevistas com os profissionais responsáveis pela produção e edição do mesmo. Utilizando como apoio teórico o pensamento de autores como Traquina (2005), Vizeu (2005, 2008, 2009), Dias (2003) Cox (2010), Guerra (2014), Berger e Luckman (1985), McCombs (2009) e Tuchman (1983); e por meio de análises quantitativas e qualitativas, buscou-se investigar como o meio ambiente é abordado e executado pelo telejornal. Também se buscou identificar se o telejornal é visto pelos jornalistas enquanto ferramenta para a promoção da Educação ambiental entre os telespectadores. Em nossa análise, verificamos que o meio ambiente é considerado notícia de característica leve, normalmente utilizado para encerrar o programa, ou destinado aos últimos blocos. Também se percebeu a perda de espaço do tema para outros assuntos no espelhamento do telejornal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18520
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert_LuizAlberto-BC.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons