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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18473
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dc.contributor.advisorPAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de-
dc.contributor.authorSILVA, Lednara de Castro-
dc.date.accessioned2017-04-04T13:04:59Z-
dc.date.available2017-04-04T13:04:59Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18473-
dc.description.abstractA Economia Criativa apresenta uma crescente importância nos estudos do campo dos Estudos Organizacionais e da Economia, com reflexos no enfoque organizacional; as organizações que formam a Indústria Cultural se encontram em um contexto de mudanças frequentes, em que a geração e a gestão de ideias são ferramentas essenciais para se dinamizar a criatividade na sua condição de chave mestra do processo de inovação no mercado. O debate sobre a produção cultural emerge num espaço marcado pela relevância do seu potencial quanto à criação de sistemas produtivos que contribuem para o desenvolvimento dos chamados bens simbólicos. Este estudo tem como foco o empreendedor cultural e o entende como o produtor que é concebido sob o prisma de um agente coletivo que interage de forma intensa com suas comunidades, planejando, elaborando e executando produtos culturais, seguindo critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. Para procurar compreender melhor este cenário buscou-se descrever o modo como a expertise é potencializada em meio à ação empreendedora de dirigentes de empresas da indústria cinematográfica domiciliados na cidade do Recife. No modelo utilizado a expertise é formada por dimensões, que nos permitem perceber a importância de cada uma na sua formação como ferramenta de gestão abordando categorias como: o aprendizado reflexivo, que engloba as categorias inerentes ao desenvolvimento de competências, ao intercâmbio de conhecimento e a inversão; e comunicação como tecnologia, que inclui a transformação da linguagem e inovação. A perspectiva do empreendedorismo cultural contribui de modo considerável com uma análise específica com respeito à expertise do produtor na indústria cinematográfica pernambucana. Esse desenvolvimento de competências no mercado cinematográfico e a ampliação na quantidade e na qualidade das produções vem solidificando o setor e, consequentemente, proporcionando a formalização de muitas empresas que há pouco tempo existiam. Em meio a este contexto, encontramos um empreendedor polifônico, que mesmo tendo visões e experiências diferentes na ação de empreender utilizando sua expertise, comungam entre si um alto grau de comprometimento com todas as fases da produção de sua obra e que tenta, com cada produto colocado no mercado, se legitimar como um produtor de produtos com consumo simbólico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo culturalpt_BR
dc.subjectExpertisept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProdução culturalpt_BR
dc.subjectCultural Entrepreneurshippt_BR
dc.subjectExpertisept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCultural productionpt_BR
dc.titleA ação empreendedora na indústria criativa: a expertise dos produtores de cinema de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2868884896281053pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322370316579303pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe Creative Economy has a growing importance in the field of studies of Organizational Studies and Economics, reflected in organizational approach; organizations that make up the cultural industry are in a context of frequent changes in the generation and management of ideas are essential tools to foster creativity in your master key condition of the innovation process in the market. The debate on cultural production emerges in a space marked by the relevance of their potential to create production systems that contribute to the development of so-called symbolic goods. This study focuses on the cultural entrepreneur and understands how the producer that is designed from the perspective of a collective agent that interacts intensively with their communities, planning, developing and running cultural products, following artistic, social, political and economic criteria . To search for a better understanding of this scenario we attempted to describe how the expertise is enhanced through the entrepreneurial action of company directors in the film industry domiciled in the city of Recife. In the model used the expertise is made up of dimensions that allow us to realize the importance of each in their training as a management tool covering categories such as reflective learning, which includes the categories inherent in the development of skills, the exchange of knowledge and inversion; and communication technology and which includes the processing of language and innovation. The perspective of cultural entrepreneurship contributes considerably to a specific analysis with respect to the producer's expertise in Pernambuco film industry. This development of skills in the film market and expansion in the quantity and quality of production has been strengthening the sector and thus providing the formalization of many companies that recently existed. Amid this context, we find a polyphonic entrepreneur who despite having different views and experiences on the action undertaken using their expertise, they share among themselves a high degree of commitment to all stages of production of his work and trying, with each product placed on the market to legitimate products as a producer with symbolic consumption.pt_BR
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