Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18449
Título: A resistência dos alunos nas aulas práticas de educação física: analisando o contexto e pensando superações
Autor(es): CAITANO, Rayane Thais
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Educação Física
Data do documento: 28-Mar-2017
Citação: CAITANO, R. T.
Resumo: A educação física vem apresentando diversas interpretações com relação as suas funções pedagógicas. Tais interpretações descaracterizam totalmente suas especificidades tornando assim um grande índice de resistência nas aulas práticas. Por que existe toda essa descaracterização e não aceitação da práxis? Porque os alunos veem sentido na prática dessas aulas? Será que com uma proposta pedagógica de base podemos mudar algo? A escola muitas vezes apresenta a educação como um mercado financeiro tratando assim apenas questões de ofícios técnicos. Acaba por desvalorizar suas raízes sociais que está no processo de formação ao cidadão. Tratamos a escola enquanto espaço onde se busca o conhecimento, priorizando a formação do homem e questionando assim a alienação que está presente em todos os segmentos na escola, na sociedade e nas aulas de educação física, entendendo que existe uma política de formação imediata na escola. Discutindo a importância e quais são as visões que podemos nos deparar referente à educação física, se está tratada de forma consciente e com uma perspectiva critica, podemos desenvolver com esses alunos um trabalho de compreensão maior relacionado a cultura corporal? Para tais questionamentos utilizamos como forma de superação e tentativa de entender melhor esses acontecimentos o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Em uma escola estadual da rede pública com alunos do ensino médio. Ao decorrer da pesquisa chegamos a conclusões que devemos garantir acesso aos conhecimentos específicos da Educação Física para que tenhamos indivíduos emancipados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18449
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAITANO, Rayane Thais.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons