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Título : Relação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológico
Autor : MATOS, Gilberto Jorge de
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação e Saúde; Educação
Fecha de publicación : 28-mar-2017
Citación : MATOS, G. J.
Resumen : A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos, sem contemplar aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos na discursão sobre saúde. Esse estudo possibilitou a análise a respeito da relação saúde e educação/Educação Física, para entender o discurso ideológico de promoção da saúde presente na área. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica que utilizou trabalhos com temas aproximados a proposta. No decorrer do mesmo, investigou-se a saúde ao longo da história no contexto escolar, a relação entre saúde e Educação Física, buscando compreender o discurso ideológico, além de desvelar os interesses que o sustenta, suas contradições, e apontou uma possível superação. Por fim, demostramos que a Educação Física enquanto promoção da saúde está mais ligada a uma ideologia do que a saúde e a qualidade de vida, por ocultar as contradições do modelo capitalista, se tornar um produto da logica mercantilista e atender aos interessem da classe dominante, mascarando a realidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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