Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorMATOS, Gilberto Jorge de-
dc.date.accessioned2017-03-28T19:12:56Z-
dc.date.available2017-03-28T19:12:56Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.date.submitted2017-02-06-
dc.identifier.citationMATOS, G. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446-
dc.description.abstractA Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos, sem contemplar aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos na discursão sobre saúde. Esse estudo possibilitou a análise a respeito da relação saúde e educação/Educação Física, para entender o discurso ideológico de promoção da saúde presente na área. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica que utilizou trabalhos com temas aproximados a proposta. No decorrer do mesmo, investigou-se a saúde ao longo da história no contexto escolar, a relação entre saúde e Educação Física, buscando compreender o discurso ideológico, além de desvelar os interesses que o sustenta, suas contradições, e apontou uma possível superação. Por fim, demostramos que a Educação Física enquanto promoção da saúde está mais ligada a uma ideologia do que a saúde e a qualidade de vida, por ocultar as contradições do modelo capitalista, se tornar um produto da logica mercantilista e atender aos interessem da classe dominante, mascarando a realidade.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação e Saúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxPhysical Education in the attempt to legitimize itself strongly used the argument that promotes health. The area was based on the fact that the sedentarism has affected several diseases, thus justifying the role of Physical Education in preventing such diseases through the practice of physical exercises, without considering social, political, cultural and economic aspects in health discourse. This study made possible the analysis regarding the relation health and education/physical education, to understand the ideological discourse of health promotion present in the area. The research methodology used was the bibliographical review that used works with themes approximating the proposal. In the course of the study, health was investigated throughout history in the school context, the relationship between health and Physical Education, seeking to understand the ideological discourse, besides unveiling the interests that support it, its contradictions, and pointed out a possible overcoming. Finally, we show that Physical Education as health promotion is more linked to an ideology than health and quality of life, to hide the contradictions of the capitalist model, become a product of mercantilist logic and attend to the interests of the ruling class, Masking reality.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS, Gilberto Jorge de.pdf611,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons