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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18388
Title: Um estudo sobre o programa de pós-graduação em educação da UFPE
Authors: LIMA, Suzana Rebeca Da Silva
Keywords: Avaliação. Pós-Graduação. CAPES. UFPE; Evaluation. Graduate. CAPES. UFPE
Issue Date: 30-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Avaliação da Pós-Graduação, no Brasil, teve início em 1976, sob responsabilidade, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e compreende dois processos: a avaliação dos Programas de Pós-Graduação e a avaliação das propostas de novos cursos de Pós-Graduação. O foco desta pesquisa é sobre o primeiro processo. Neste trabalho, parte-se da hipótese de que, para atender às exigências da CAPES, os Programas têm tomado direcionamentos que, muitas vezes, alteram sua estruturação. Para realizar esta análise, observou-se o caso específico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). O objetivo desta pesquisa é conhecer quais os possíveis efeitos e impactos da Avaliação CAPES no referido Programa e para tanto, foi necessário identificar as mudanças no PPGE-UFPE decorrentes dos resultados das avaliações realizadas no Programa; analisar os cadernos de indicadores e resultados finais das avaliações trienais do PPGE-UFPE, disponíveis no site da CAPES e analisar os posicionamentos dos ex-coordenadores do Programa, a fim de perceber a compreensão dos mesmos a respeito dos efeitos da Avaliação CAPES sobre o Programa, que constituem os objetivos específicos. Enquanto procedimento metodológico realizou-se entrevistas com nove ex-coordenadores do Programa, a fim de conhecer as possíveis mudanças estruturais e acadêmicas que podem ser relacionadas aos resultados da Avaliação CAPES. Além das entrevistas, foram utilizados como material de análise o Regimento Interno do Programa, as Resoluções do PPGE e as Fichas do Programa, oriundas dos resultados da Avaliação. A concepção teórico-metodológica para análise dos dados foi a Análise Tridimensional do Discurso, inspirada na teoria de Norman Fairclough, que entende discurso não apenas como texto e prática discursiva, mas também o considera enquanto prática social. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o tema da Avaliação CAPES, estimulando o debate a respeito da importância do processo bem como sobre a necessidade de transformação do mesmo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18388
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