Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18386
Title: Composição química, atividade larvicida, repelente e deterrente da oviposição de Aedes aegypti do óleo essencial de Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillet (Burseraceae)
Authors: SILVA, Rayane Cristine Santos Da
Keywords: Aedes aegypti, Commiphora, cromatografia gasosa, eletroantenografia, oviposição, voláteis.; Aedes aegypti, Commiphora, gas chromatography, electroantennography, oviposition, volatile.
Issue Date: 28-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Aedes aegypti é um mosquito de grande importância epidemiológica por ser o vetor de viroses como a febre amarela e a dengue estando distribuído entre as regiões tropicais e subtropicais do globo. A fim de encontrar uma forma alternativa de combate ao mosquito, objetivou-se avaliar no presente estudo, a caracterização química do óleo essencial de Commiphora leptophloeos e sua atividade biológica frente A. aegypti através de análises eletrofisiológicas, testes de atividade larvicida, repelente e deterrente de oviposição. As análises por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa revelaram a presença de 55 compostos no óleo essencial de C. leptophloeos sendo o α- Felandreno, trans- Cariofileno e β- Felandreno os constituintes do óleo presentes em maior proporção, representando 26,26%, 18,01% e 12,93% respectivamente. Através de cromatografia gasosa acoplada à detecção eletroantenográfica foram obtidas 17 respostas aos constituintes do óleo, sendo em sua maioria a sesquiterpenos, estando entre elas o trans- Cariofileno, um dos compostos majoritários do óleo. A partir dos testes comportamento de oviposição com fêmeas grávidas de A. aegypti foi possível observar que o óleo essencial de C. leptophloeos apresentou atividade deterrente de oviposição nas concentrações de 100, 50 e 25 ppm, sendo a média de ovos deixadas no recipiente de teste menor que o depositado no controle (p<0,008). Testes de oviposição também foram realizados com o composto majoritário do óleo o α-Felandreno, e dois compostos que apresentaram respostas eletrofisiológicas (trans- Cariofileno e α-Humuleno). O α-Felandreno não demonstrou atividade significativa. O trans- Cariofileno, em contrapartida, se mostrou deterrente de oviposição (p<0,004), assim como o α-Humuleno (p<0,003). O óleo de C. leptophloeos não demonstrou atividade biológica em relação ao teste de repelência em olfatômetro de dupla escolha. A atividade larvicida foi constatada com CL50 de 99,4 ppm. Nesse contexto, os resultados demonstram que o óleo essencial de C. leptophloeos é uma fonte promissora de compostos que induzem respostas comportamentais em fêmeas de A. aegypti que buscam por um sítio de oviposição, havendo respostas deterrentes entre os diferentes compostos, além de atuar como agente larvicida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18386
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rayane Silva biblioteca.pdf990.22 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons