Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18358
Título: Sistema de informação para apoio à avaliação formativa do desempenho de alunos do nono ano da educação básica no campo conceitual das estruturas multiplicativas
Autor(es): MORAIS, Izabelly Soares de
Palavras-chave: Educação; Avaliação Formativa; Processos; Design; Education; Formative Assessment; Process; Design
Data do documento: 26-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Atualmente a sociedade está inserida em um contexto que engloba diversas mudanças em seu cotidiano. O universo educacional e seus componentes (alunos, professores, gestores e até familiares) buscam acompanhar estas mudanças, as quais, atualmente são ligadas aos avanços tecnológicos. O objetivo deste trabalho é disponibilizar um protótipo de alta fidelidade de uma ferramenta, denominada Process Edu, onde a mesma tem o intuito de proporcionar a automação de atividades através de processos, além de organização tanto do relacionamento existente no contexto educacional, quanto no processo de avaliação, a qual foi destacada neste, a avaliação formativa. Para isto, foram utilizados métodos referentes a abordagens de design onde Design Science e Design Science Research foram destacadas, identificação de requisitos, análise de competidores com o intuito de complementar a fase de identificação dos requisitos da ferramenta, prototipagem de baixa e de alta fidelidade e teste de usabilidade utilizando a aplicação de questionário após a simulação de uma situação real com a utilização da ferramenta. Os resultados obtidos demonstraram, a princípio, uma simbólica satisfação demonstrada pelos usuários que participaram da avaliação de usabilidade realizada com a ferramenta. Contribuindo assim, com futuras melhorias da mesma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18358
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons