Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18358
Title: Sistema de informação para apoio à avaliação formativa do desempenho de alunos do nono ano da educação básica no campo conceitual das estruturas multiplicativas
Authors: MORAIS, Izabelly Soares de
Keywords: Educação;Avaliação Formativa;Processos;Design;Education;Formative Assessment;Process;Design
Issue Date: 26-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Atualmente a sociedade está inserida em um contexto que engloba diversas mudanças em seu cotidiano. O universo educacional e seus componentes (alunos, professores, gestores e até familiares) buscam acompanhar estas mudanças, as quais, atualmente são ligadas aos avanços tecnológicos. O objetivo deste trabalho é disponibilizar um protótipo de alta fidelidade de uma ferramenta, denominada Process Edu, onde a mesma tem o intuito de proporcionar a automação de atividades através de processos, além de organização tanto do relacionamento existente no contexto educacional, quanto no processo de avaliação, a qual foi destacada neste, a avaliação formativa. Para isto, foram utilizados métodos referentes a abordagens de design onde Design Science e Design Science Research foram destacadas, identificação de requisitos, análise de competidores com o intuito de complementar a fase de identificação dos requisitos da ferramenta, prototipagem de baixa e de alta fidelidade e teste de usabilidade utilizando a aplicação de questionário após a simulação de uma situação real com a utilização da ferramenta. Os resultados obtidos demonstraram, a princípio, uma simbólica satisfação demonstrada pelos usuários que participaram da avaliação de usabilidade realizada com a ferramenta. Contribuindo assim, com futuras melhorias da mesma.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18358
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons