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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18355
Título: Desenvolvimento de jogos digitais para educação alimentar e nutricional utilizando educação popular e design participativo
Autor(es): SILVA, Cecilia Cordeiro da
Palavras-chave: Jogos sérios;Educação em saúde;Educação popular;Game design;Design participativo;Seriousgames;Healtheducation;Populareducation;Game design;Participatory design
Data do documento: 14-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O jogo e o ato de brincar assumem papel fundamental no desenvolvimento humano, estando presentes em todas as cultur as e civilizações . Ao jogo podem estar associados aspectos lúdicos diversos que por si só são capazes de engajar os jogadores a superar obstáculos e atingir objetiv os . P ar a P aulo F reire , a relação entre educadores e educandos de v e se dar em inter ação constante e tr ansf or mador a, onde o educador é desafiado a reconstr uir cr iativ amente o conhecimento a par tir da inter ação com os educandos , respeitando seu conhecimento prévio , sua histór ia e conte xto social e cultur al, usando como mediação o af eto , que por sua v ez pode se e xpressar na f or ma de atividades lúdicas e de jogos . O design participativo é um conjunto de metodologias pelas quais os potenciais usuários são envolvidos na construção da solução, participando de determinadas etapas do projeto, da concepção à validação participativa, podendo também participar do desenvolvimento em si. Este tr abalho tem como objetiv o ger al demonstr ar que o processo de design par ticipativ o pode ser combinado às dinâmicas participativas da Educação Popular, para construir uma metodologia de construção de jogos sérios para aplicações em educação em saúde. Como estudo de caso, foi abordado o tema da educação alimentar e nutricional, a partir do jogo sério “Comer Legal: Uma aventura nutricional”, desenvolvido neste trabalho. Para a primeira v ersão , f or am utilizadas obser v ações e anotações de oficina s par ticipativ as realizadas no Assentamento No v a Canaã, no m unicípio de T r acunhaém, Zona da Mata Nor te de P er n amb uco , e o diagnóstico da situação de saúde alimentar e n utr icional. T ambém f oi construído um diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, a par tir de entre vistas com agentes de Estado e da sociedade civil orga nizada. O jogo f oi modificado , ajustado e v alidado de f or ma par ticipativ a junto a um grupo de nove nutricionistas e com 177 alunos do ensino fundamental de duas escolas dos municípios de Carpina e Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que o jogo sério desenvolvido foi considerado tanto divertido quanto efetivo do ponto de vista pedagógico, tendo ajudado os alunos a identificar alimentos saudáveis e classificá-los entre energéticos, reguladores e construtores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18355
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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