Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18321
Title: Transformando conhecimento em comportamento: estudo de caso de empresas de manufatura e serviços
Authors: PAULA, Silvânia Rodrigues de
Keywords: Segurança no trabalho; Comportamento seguro; Ensino/Aprendizagem; Safety; Safe behavior; Teaching/Learning
Issue Date: 18-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar se com a implantação de um programa de treinamento voltados à segurança no trabalho contribui para redução de ocorrência de acidente típico por fatores humanos, demonstrando que os trabalhadores transformaram o conhecimento adquirido em comportamento seguro. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisadas ocorrências de acidentes em 2011 e 2012 em três empresas nos segmentos: indústria de plástico, torrefação de café, içamento e movimentação horizontal e vertical de cargas. A pesquisa é estudo (multi-caso) devido à facilidade de acesso aos dados e interesse das empresas pesquisadas, sendo a mesma do tipo exploratória, a primeira fase foi bibliográfica, a segunda referente à análise de relatórios de ocorrência de acidentes e treinamentos. Foi avaliada a relação entre os treinamentos realizados nos aspectos de segurança do trabalho e os acidentes do trabalho ocorridos, posteriormente. Nas empresas objeto de estudo observou-se que após a realização dos treinamentos dos trabalhadores envolvidos com os acidentes houve redução na ocorrência de acidentes típico (acidente decorrente da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado), ficando evidente a transformação do conhecimento em comportamento mais seguro pelos trabalhadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18321
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Mestrado_Silvania_22072016_Final.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons