Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18277
Título: Definição dos pontos de contorno da linha de preamar máxima atual do litoral do município de goiana-pe e suas implicações ambientais. 2016
Autor(es): MADRUGA, Marcelo Menezes Diniz
Palavras-chave: Linha de costa, Morfodinâmica, Sedimentologia, Goiana – PE; Shoreline, Morphodynamics, Sedimentology, Goiana – PE.
Data do documento: 1-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no munícipio de Goiana, litoral Norte do Estado de Pernambuco (Bacia da Paraíba), entre as praias de Ponta do Funil e Carne de Vaca. O trabalho teve intuito de levantar informações sobre o sistema costeiro, com base na caracterização morfodinâmica e geoambiental, quantificando o balanço sedimentar e a vulnerabilidade das praias. Para isto fez-se um monitoramento bimestral com levantamento de perfis topográficos e coletas de sedimentos no estirâncio entre os meses de novembro/2014 e setembro/2015. Na correlação dos perfis topográficos associados à sedimentologia das amostras, os resultados indicaram que o balanço sedimentar foi positivo (deposicional) em seis pontos, sendo o perfil praial P5, na praia de Ponta de Pedras, onde houve a maior variação com +281,5m³/m. No perfil praial P1, na praia de Ponta do Funil, foi o único que obteve variação do volume negativa (retrogradacional). No levantamento da linha de preamar máxima, constatou-se a retrogradação no litoral sul e progradação no litoral norte. Os indicadores utilizados revelaram um litoral moderadamente preservado com 69% estabilizado apresentando feições geomorfológicas típicas do ambiente praial, como as escarpas de berma e 31% com obras de proteção costeira, na maioria dos casos sem fundamentação técnica adequada. A porção mais vulnerável da área encontra-se na praia de Catuama, local onde há grande número de casas construídas na pós-praia e até mesmo no estirâncio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18277
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIssertação Marcelo Menezes.pdf4,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons