Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18272
Title: Aplicativo web para projeto de sensores ópticos baseados em ressonância de plasmons de superífice Em interfaces planares
Authors: CAVALCANTI, Leonardo Machado
Keywords: RPS. Ressonância de plasmons de superfície. Otimização. Método Monte Carlo. Enxame de partículas. PSO;SPR. Surface plasmon resonance. Optimization. Monte Carlo method. Particle Swarm Optimization. PSO.
Issue Date: 16-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Um dos principais desafios no projeto de sensores baseados em Ressonância de Plasmons de Superfície — RPS — é maximizar sua sensibilidade. Neste trabalho é proposto o uso de dois algoritmos heurísticos, Monte Carlo e Enxame de Partículas, para otimização de sensores baseados em RPS em interfaces planares, i.e, nas configurações de Kretschmann e de Otto, sem o auxílio da aproximação lorentziana para a curva de ressonância. Devido à natureza probabilística dos algoritmos, consegue-se obter um método simples e robusto para atingir essa otimização. É feita uma comparação quanto à eficiência computacional dos algoritmos em relação ao método tradicional de otimização, ficando demonstrado que o método de Enxame de Partículas é o mais eficiente em relação às outras técnicas. Com o emprego desse método, a dependência espectral dos parâmetros ótimos é obtida para sensores utilizando vários metais nas configurações de Kretschmann e de Otto, tanto para aplicações em meios gasosos quanto em meios aquosos. Um aplicativo foi desenvolvido e sua funcionalidade demonstrada, que pode ser executado diretamente via web, com base na metodologia proposta, para otimização de sensores RPS em interfaces planares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18272
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_LEO_DEFESA - FINAL - CATALOGADA PDF.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons