Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18232

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da aceitação da alimentação escolar oferecida em uma escola municipal de Vitória de Santo Antão - PE
Autor(es): SANTOS, Jonnathan Anderson da Silva
Palavras-chave: Alimentação Escolar; Escola; Aceitação
Data do documento: 23-Jan-2014
Abstract: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, é referência mundial na área da alimentação escolar. Atende estudantes matriculados na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e na educação de jovens e adultos das escolas públicas e filantrópicas do país, tendo por base a perspectiva do direito humano à alimentação. A qualidade nutricional da alimentação servida nas escolas tem sua importância redobrada, pois para muitos alunos das escolas brasileiras, a merenda escolar é a única refeição diária. Diante da escassez de dados acerca da aceitação da alimentação servida a alunos de escolas públicas, justifica-se a realização deste trabalho, que teve como objetivo avaliar a aceitação da alimentação servida aos alunos de uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão – PE. Utilizando-se da escala hedônica facial e um questionário específico, elaborado com base nas diretrizes do PNAE, os alunos opinaram acerca da alimentação servida na escola, também foram perguntados acerca das preferências por alimentos e/ou preparações normalmente servidas e sobre as práticas alimentares. De acordo com os dados obtidos, verificou-se que 45,0% dos alunos avaliados afirmaram que a quantidade de merenda servida na escola é pouca, não satisfazendo suas necessidades e 65,3% dos alunos relataram que a comida oferecida pela escola é variada. Do total dos alunos, 53,4% afirmaram gostar do lugar onde consomem a merenda, mas 51% dos alunos afirmaram detestar a refeição oferecida na escola. Com o presente estudo, conclui-se que é necessário um acompanhamento efetivo de profissionais da área de alimentação e nutrição nas escolas, objetivando realizar as adequações pertinentes quanto ao planejamento de cardápios, buscando, assim, a adequação deles no tocante às necessidades nutricionais do público-alvo da merenda escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18232
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Jonnathan Anderson da Silva.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons