Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18195
Título: Estado nutricional dos menores de cinco anos atendidos pela estratégia saúde da família no município de Vitória de Santo Antão - PE
Autor(es): PINHEIRO, Macelly de Moraes
Palavras-chave: Estado Nutricional; Transição Nutricional; Crianças
Data do documento: 23-Jan-2014
Resumo: O conceito de transição nutricional refere-se a mudanças nos padrões de nutrição, como consequência de transformações econômicas, sociais, demográficas e sanitárias. Observa-se essa tendência de diminuição da desnutrição associada ao aumento da incidência à obesidade em idades cada vez mais precoces. Nesta perspectiva, o presente estudo objetiva avaliar o estado nutricional de menores de cinco anos atendidos pela Estratégia Saúde da Família residentes no município de Vitória de Santo Antão. Estudo transversal, com 155 crianças através do diagnóstico do estado nutricional da população alvo. As informações foram obtidas através de entrevistas com as mães ou responsável pela criança, utilizando-se questionário pré-codificado. A classificação do estado nutricional foi feita a partir dos indicadores, peso/idade estatura/idade e índice de massa corporal/idade, avaliados em médias de escore Z, utilizando a curva da Organização Mundial da Saúde para comparar as medidas. Foram estudados os efeitos de indicadores socioeconômicos, demográficos, maternos e biológicos da criança sobre o índice de massa corporal/idade das crianças. O percentual de déficit nutricional (< - 2 escores Z) foi de 3,8%, 12,9% e 4,5% para os indicadores peso/idade, estatura/idade, e IMC/idade, respectivamente. No que diz respeito ao excesso de peso, verificou-se uma frequência de 17,4% através do índice IMC/Idade o que representa um grave problema nutricional, considerando que numa população normal o esperado é 2,3% de sobrepeso. As prováveis explicações para o observado nesse estudo poderão ser atribuídas aos hábitos alimentares errôneos. O inadequado estado nutricional dos menores de cinco anos do município revela uma necessidade de ações de educação em saúde, incluindo ações de educação nutricional, com o intuito de estimular hábitos alimentares e de vida mais saudáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18195
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO, Macelly de Moraes.pdf505,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.