Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1817
Título: Avaliação e modelagem de desempenho para planejamento de capacidade de sistema de transferência eletrônica de fundos utilizando tráfego em rajada
Autor(es): Julian Menezes Araujo, Carlos
Palavras-chave: Sistema TEF; Análise de desempenho e confiabilidade, planejamento de capacidade, Modelagem, Modelo de falha, GSPN.
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Julian Menezes Araujo, Carlos; Romero Martins Maciel, Paulo. Avaliação e modelagem de desempenho para planejamento de capacidade de sistema de transferência eletrônica de fundos utilizando tráfego em rajada. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Ao longo dos últimos anos, a confiabilidade e a disponibilidade tornaram-se fatores cru- ciais para projetar sistemas computacionais, especialmente aqueles tolerantes a falhas. Em tais sistemas, componentes redundantes s~ao adicionados para que um sistema con- tinue a funcionar ininterruptamente, apesar da ocorrência de falhas. Algumas técnicas conhecidas operam com módulos reservas, são eles: hot standby, cold standby e TMR (Triple Modular Redundancy). A tolerância a falhas é alcançada a partir da junção des- sas técnicas por meio de um mecanismo de detecção de falha. Geralmente, falhas podem reduzir o desempenho dos sistemas, prolongar o tempo de parada ou levar o sistema a executar uma medida defensiva. Um importante exemplo de sistemas que necessitam de alta con¯abilidade, e que ainda n~ao t^em atra¶³do muita atenção na literatura, são os sistemas de transcorrência eletrônica de fundos (TEF). Os sistemas TEF, permitem aos clientes efetuar transações eletrônicas através de cartões de crédito, de débito ou ordem de pagamento. Organizações que provém TEF são pressionadas pelos clientes a oferecer serviços confiáveis, com alta disponibilidade e segurança a pre»cos acessíveis, isso porque, a indisponibilidade de um serviço contratado pode levar a sérios prejuízos econômicos. O crescimento dos pagamentos eletrônicos aumentou a importância para alcan»car bons níveis de desempenho nos servidores TEF. Com o aumento dos servi»cos de pagamento, cresce também o mercado TEF, exigindo cada vez mais que empresas, por exemplo, lojas, bancos ou restaurantes, ofere»cam serviços confiáveis, de altas disponibilidade e segurança a custos acessíveis. Dessa forma, este trabalho prop~oe um modelo em redes de Petri estocástica para avaliar o impacto da disponibilidade e da con¯abilidade dos recursos computacionais. Além disso, uma metodologia de avalia»c~ao de desempenho é proposta, com o intuito de auxiliar os processos de modelagem e de avaliação. Por fim, estudos de caso serão apresentados mostrando a aplicabilidade do trabalho em comento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1817
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cjma.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.