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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18165

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Título: Trato com o conhecimento nas aulas de educação física a partir da abordagem crítica de ensino: relato de experiência em docência em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE
Autor(es): SILVA, Deibson Fernando da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Educação Física para Crianças
Data do documento: 9-Ago-2016
Citação: SILVA. D. F.
Abstract: O presente trabalho está entre os que refletem sobre as questões relacionadas ao trato com o conhecimento na Educação Física. A literatura aponta que, ainda hoje, nas aulas de Educação Física, o trato com o conhecimento é dissociado dos seus pressupostos epistemológicos, políticos e pedagógicos e que o conhecimento veiculado é apenas àquele relacionado às questões biológicas e motoras. O presente trabalho objetiva apresentar uma experiência pedagógica baseada numa perspectiva crítica da Educação/Educação Física. O trabalho trata-se de uma Pesquisa Social de campo realizada numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE. No início realizou-se a fase de observação do ambiente escolar e do trabalho pedagógico da escola e da Educação Física, seguido da revisão da literatura. Logo após, iniciou-se a etapa de planejamento seguida das intervenções. Para a realização das aulas nos valemos dos conteúdos da Cultura Corporal do homem, a saber: os jogos e os esportes, os quais foram pedagogizados, tratando-se suas dimensões sócio-históricas. Os conteúdos foram vivenciados através das seguintes estratégias didáticas: aulas expositivas dialogadas, vivências práticas, oficinas de movimento, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, apresentações didáticas, debates. As estratégias foram conduzidas através dos cincos passos da Pedagogia Histórico-Crítica (Prática Social, Instrumentalização, Problematização, Catarse e a Prática Social Final). Após a realização das aulas observou-se que os estudantes passaram a ser mais interessados e participativos. Ademais, pôde-se garantir acesso ao conhecimento historicamente produzido pelo homem no que concerne às práticas corporais. Acreditamos que a Universidade e a escola, enquanto instituição de ensino, não devem ser entendidas como mero ambiente de consumo e repetição de informações para profissionalizar, mas sim, um local privilegiado onde se cultive a reflexão crítica sobre a realidade e a construção de conhecimentos significativos e de competências humanas imprescindíveis para o exercício da cidadania.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18165
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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