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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18165
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Deibson Fernando da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T13:11:34Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T13:11:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-09 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA. D. F. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18165 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho está entre os que refletem sobre as questões relacionadas ao trato com o conhecimento na Educação Física. A literatura aponta que, ainda hoje, nas aulas de Educação Física, o trato com o conhecimento é dissociado dos seus pressupostos epistemológicos, políticos e pedagógicos e que o conhecimento veiculado é apenas àquele relacionado às questões biológicas e motoras. O presente trabalho objetiva apresentar uma experiência pedagógica baseada numa perspectiva crítica da Educação/Educação Física. O trabalho trata-se de uma Pesquisa Social de campo realizada numa escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE. No início realizou-se a fase de observação do ambiente escolar e do trabalho pedagógico da escola e da Educação Física, seguido da revisão da literatura. Logo após, iniciou-se a etapa de planejamento seguida das intervenções. Para a realização das aulas nos valemos dos conteúdos da Cultura Corporal do homem, a saber: os jogos e os esportes, os quais foram pedagogizados, tratando-se suas dimensões sócio-históricas. Os conteúdos foram vivenciados através das seguintes estratégias didáticas: aulas expositivas dialogadas, vivências práticas, oficinas de movimento, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, apresentações didáticas, debates. As estratégias foram conduzidas através dos cincos passos da Pedagogia Histórico-Crítica (Prática Social, Instrumentalização, Problematização, Catarse e a Prática Social Final). Após a realização das aulas observou-se que os estudantes passaram a ser mais interessados e participativos. Ademais, pôde-se garantir acesso ao conhecimento historicamente produzido pelo homem no que concerne às práticas corporais. Acreditamos que a Universidade e a escola, enquanto instituição de ensino, não devem ser entendidas como mero ambiente de consumo e repetição de informações para profissionalizar, mas sim, um local privilegiado onde se cultive a reflexão crítica sobre a realidade e a construção de conhecimentos significativos e de competências humanas imprescindíveis para o exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBID | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física para Crianças | pt_BR |
dc.title | Trato com o conhecimento nas aulas de educação física a partir da abordagem crítica de ensino: relato de experiência em docência em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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