Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18160
Title: Avaliação do nível de escolaridade de jogadores profissionais de futsal em clubes do Estado de Pernambuco
Authors: BRITO NETO, Antônio Luiz de
Keywords: Futsal; Atletas – Futsal
Issue Date: 20-Jul-2016
Publisher: BRITO NETO, A. L.
Abstract: O futsal é um dos esportes mais praticados e difundidos no mundo. Este trabalho aborda o Futsal profissional, especialmente no estado de Pernambuco, sob o contexto de formação escolar dos respectivos atletas. Se trata de um trabalho de conclusão de curso que objetiva analisar o nível de escolaridade entre jogadores profissionais de Futsal em clubes do Estado de Pernambuco, a fim de tecer reflexões sobre o fenômeno de natureza social. Este estudo foi realizado, como dito acima, especificamente em 3 clubes profissionais do estado de Pernambuco em uma amostra aleatória por conveniência. A coleta foi realizada através da aplicação de um questionário, com 7 perguntas simples e objetivas, relacionadas ao nível de escolaridade dos atletas participantes, sendo estes, 30 jogadores profissionais de Futsal com idade média de 22,1 ± 4,0. Os resultados apontaram que apenas 66,6% dos participantes possuem uma vida escolar ativa, e destes apenas 16,6% concluíram ou estão cursando o nível superior. Sendo assim, há uma preocupação, pois nota-se que a educação ainda não é nem de longe o maior investimento que esses sujeitos objetivam para si, e a tendência é que cada vez mais, se aumente as desigualdades construídas e reproduzidas historicamente na sociedade fazendo com que seja projetado um futuro cheio de incertezas, tanto no campo acadêmico, quanto no esportivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18160
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRITO NETO, Antônio Luiz de.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons