Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146
Title: Análise descritiva do nível de conhecimento tático declarativo em levantadores de voleibol
Authors: LIMA, Bruna Thaysa Maciel de
Keywords: Voleibol; Conhecimento Tático Declarativo; Esporte coletivo; Levantador
Issue Date: 20-Feb-2015
Citation: LIMA, B. T. M.
Abstract: O conhecimento tático nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) é essencial na compreensão do jogo, pois permite que o atleta tome decisões inteligentes durante a partida. No voleibol, o levantador é considerado o cérebro da equipe, devido a sua responsabilidade nas decisões no jogo. O objetivo do estudo é identificar diferentes respostas quanto ao nível de conhecimento tático declarativo (CTD) em levantadores de voleibol por idade e gênero. Será aplicado um protocolo específico para esta modalidade já validado. O teste contém 14 cenas envolvendo a decisão do levantador. Os atletas tiveram que decidir qual a melhor solução e o justificar o porquê dessa decisão. A coleta foi feita apenas uma vez para verificar a influência do tempo de prática sobre os níveis de CTD dos atletas. Com os achados encontramos valores de baixos níveis de CTD. Os atletas tiveram uma média de 6,6, níveis consideravelmente baixos e um tempo de prática com média de 5 anos. De acordo com esses resultados, concluímos que o tempo de prática tem influencia direta com os níveis de conhecimento tático declarativo, e a qualidade da prática também é essencial para melhorar a inteligência e criatividade dos atletas durante situações de jogo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18146
Appears in Collections:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, Bruna Thaysa Maciel de.pdf857.95 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons