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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18135
Título: Avaliação da coordenação motora em crianças com Síndrome de Down
Autor(es): MEDEIROS, Nathália Soares de
Palavras-chave: Síndrome de Down;Destreza motora;Atividade motora
Data do documento: 20-Fev-2015
Citação: MEDEIROS, N. S.
Resumo: A Síndrome de Down é acometida devido à presença de um cromossomo a mais no par de cromossomos 21, associa-se a mudanças no desenvolvimento cognitivo, na anatomia corporal do indivíduo, que pode resultar de movimentos atípicos. Avaliar a coordenação motora de crianças com Síndrome de Down. Foram avaliadas 14 crianças portadoras da SD, de ambos os sexos, na idade entre 6 à 15 anos. O teste KTK é composto por quatro tarefas, que são capazes de avaliar a coordenação motora grossa: Trave de Equilíbrio, Saltos Monopedais, Saltos Laterais, Transferências de Plataformas. Utilizou-se a análise estatística descritiva com Média ± Desvio Padrão das variáveis avaliadas e o nível de significância foi mantido em 5%. Os resultados foram avaliados através da tabela de classificação do teste, seguindo os padrões de acordo com a idade da criança e pelo valor global do quociente motor. Estudo aprovado no CEP/CCS/UFPE sob o protocolo CAAE: 30430614.2.0000.5208. 85,7% das crianças avaliadas apresentaram insuficiência na coordenação motora e 14,3% uma perturbação na coordenação. Nenhuma das crianças avaliadas apresentou uma boa ou regular coordenação. Existe a importância de um programa de atividades físicas para estimular essas crianças, com o intuito de aumentar esses níveis de coordenação assim como, sua socialização e autoestima. A Educação Física tem um grande papel de facilitador de oferecer experiências a essas crianças resultando no auxilio de seu desenvolvimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18135
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Educação Física (Bacharelado)

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