Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18100
Título: Introdução de espécies exóticas em ecossistemas marinhos - estudo do caso de Erythropodium sp. (Cnidaria, Anthozoa, Alcyonacea) no Brasil
Autor(es): LIMA, Suellen Tarcyla da Silva
Palavras-chave: Bioinvasão marinha;Brasil;Octocoral
Data do documento: 23-Jan-2014
Resumo: A Bioinvasão em ecossistemas marinhos tem sido um evento recorrente, que teve início há séculos e foi se avolumando, à medida que o meio marítimo foi sendo constantemente utilizado para o transporte e comércio. A inserção de espécies exóticas em ambientes marinhos, com potencial bioinvasor ou não, consiste em uma problemática ambiental, visto que essas, uma vez inseridas, alteram de forma direta ou indireta a dinâmica ecossistêmica. Os corais são organismos em sua maioria sésseis e no meio marinho a luta constante por substratos fez com que esses organismos desenvolvessem mecanismos diferenciados de combate e detenção de potenciais competidores. O objetivo deste trabalho é caracterizar morfologicamente e ecologicamente o octocoral Erythropodium sp., a fim de esclarecer o papel ecológico que este desempenha nos ecossistemas onde é encontrado no Brasil. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi: coleta de organismos em campo, armazenamento e posterior analise morfológica em laboratório. Foram feitos levantamentos bibliográficos com o intuito de subsidiar a compreensão da ecologia do organismo, bem como fornecer condições para a realização de uma análise taxonômica. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de maiores estudos e materiais de apoio voltados à taxonomia de Octocorais, apontando que o organismo de estudo não está classificado coerentemente e suas características morfológicas não condizem com as observadas na espécie Erythropodium caribaeorum, uma das hipóteses iniciais. Se faz necessário uma revisão em nível de Gênero e Espécie para o organismo em questão. Muitas informações relevantes precisam ser consolidadas para a melhor compreensão biológica dessa espécie criptogênica, tal conhecimento permitirá o controle populacional e evitará maiores problemáticas ambientais, como as que acontecem atualmente e envolvem organismos bioinvasores, a exemplo os do gênero Tubastraea.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18100
Aparece na(s) coleção(ções):TCC - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Suellen Tarcyla da Silva.pdf540,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.