Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18076
Share on
Title: | Criar, cantar e dançar: reflexões etnográficas do guerreiro – folguedo alagoano |
Authors: | SILVA, Juliana Gonçalves da |
Keywords: | Guerreiro; Folguedos; Brincantes; Patrimônio Vivo; Guerreiro; Folguedo; Brincantes; Living Patrimony |
Issue Date: | 11-Feb-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O Guerreiro é um dos vários folguedos existentes no Estado de Alagoas. A princípio, foi classificado como auto natalino, no entanto, pode ser manifestado no decorrer do ano. O Guerreiro é considerado pelos mestres e brincantes uma brincadeira católica, possuindo cinco partes principais: Abertura de Sede, Louvação ao Divino, Peças, Embaixadas e Despedidas. Cada brincante é responsável por um personagem, sendo encontrados nesta pesquisa: Rainha, Palhaço, Mateus, Lira, Embaixadores e as figuras, além do mestre e do contramestre. Este estudo etnográfico teve como interesse conhecer a realidade de dois grupos de Guerreiros, localizados na cidade de Maceió/AL. Os objetivos foram analisar como mestres e brincantes organizam internamente esta brincadeira e como se estabelecem as relações dos grupos com a sociedade, através do Registro do Patrimônio Vivo e dos convites públicos de eventos e apresentações. Procuro, neste trabalho, conhecer e refletir sobre como esse folguedo se organiza na contemporaneidade, seus valores simbólicos e seus compromissos. O estudo dos Guerreiros a partir de sua organização interna, através de meu convívio com os sujeitos envolvidos na pesquisa, me fez conhecer e refletir sobre as decisões, desafios e interações cotidianas do folguedo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18076 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação Antropologia Juliana Gonçalves UFPE (1).pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License