Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18043
Título: Qualidade dos jogos que influenciam positivamente o processo de aprendizado: uma análise crítica
Autor(es): SANTOS, Ivson Henrique Bezerra dos
Palavras-chave: Jogo. Flow. Game Design. Educação. Novo Aprendizado; Game. Flow. Game Design. Education. New Learning.
Data do documento: 30-Jul-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Diversos estudos mostram que o modelo educacional atual está bastante defasado: as escolas enfrentam concorrência com vários dispositivos eletrônicos; o índice de evasão escolar é bastante elevado; os alunos não conseguem se identificar como sendo parte do ambiente escolar; o aprendizado é limitado pelo ambiente dentro da sala de aula e não inclui possibilidades de aprendizado fora dela. Estes fatores, entre diversos outros, se tornam decisivos para que os jovens alunos se sintam desmotivados em aprender dentro da sala de aula, um fato que vem aumentando muito nos últimos anos. Algumas linhas de pesquisa afirmam que a escola deveria possuir um modelo curricular mais atraente, para isto, propõem várias propostas de reforma educacional, entre os quais uma em que a escola possa aproveitar as características dos jogos para funcionar de uma forma em que o aluno se sinta participando de um jogo, aumentando assim o engajamento do mesmo. Para que se faça bom uso destas características, é necessário um melhor entendimento de como elas influenciam positivamente no processo de ensino. O presente trabalho tem por objetivo analisar as características dos jogos que visam tornar o modelo de ensino mais eficaz, demonstrando suas qualidades mais importantes e como elas podem ser utilizadas para tornar o aprendizado mais atraente e envolvente para os alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18043
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFPE_Thesis_Banca - Versao CD.pdf2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons