Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18001
Title: Adaptação ao u-learning: incremento de técnicas de ensino-aprendizagem, desenvolvimento da sabedoria digital e alcance da aprendizagem significativa
Authors: PASSOS, Márcia Cristina De Aquino
Keywords: Adaptabilidade. Práticas de ensino-aprendizagem. Educação a Distância; Adaptability. Teaching and learning practices. Distance Education
Issue Date: 11-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Atualmente é trivial observar que a Tecnologia da Informação e Comunicação Móvel e Sem fio (TIMS) e seus recursos estão em toda parte, sendo fácil perceber a influência de celulares, smartphones, tablets e outros na sociedade, permitindo conectividade, mobilidade e portabilidade, independentemente do tempo e do espaço. A EaD também segue evoluindo, e baseada nas TIMS, chega a já reconhecida aprendizagem ubíqua (u-learning). No entanto, pesquisas alertam para a utilização maciça de sistemas de EaD tradicionais, configurando-se em ambientes de aprendizagem estáticos, nos quais diferentes perfis de estudantes são expostos a um mesmo conjunto de material didático, uma mesma interface e fazendo acreditar até, na mesma disponibilidade de recursos tecnológicos. Essas mesmas pesquisas indicam a necessidade de se aprimorar técnicas de ensino-aprendizagem, que permitam o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao u-learning para o alcance da aprendizagem significativa. Sendo assim, esta pesquisa propõe a adaptação do AVA Moodle ao u-learning e um modelo para técnicas de ensino-aprendizagem, sobre os quais se pode estabelecer processos instrucionais. Neste sentido, recursos e tecnologias relacionados ao u-learning foram levantados, o conceito de Sabedoria Digital é apresentado como fundamento para o desenvolvimento de capacidades relacionadas à utilização de recursos tecnológicos voltados ao ensino e à aprendizagem, e o Conectivismo é divulgado como nova teoria da aprendizagem, levando em consideração os novos papeis e perfis de estudantes/aprendizes e professores/tutores na atual era digital. Ante os procedimentos metodológicos da presente pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos para aprofundar a compreensão e consequente embasamento para a adaptação do AVA Moodle ao u-learning e a estruturação, descrição e aplicação de um modelo estratégico para técnicas de ensino-aprendizagem voltadas ao u-learning como prova de conceito. A abordagem adotada nesta pesquisa foi qualitativa e quantitativa. Finalizando o experimento, a avaliação da aquisição da aprendizagem significativa em ambiente de u-learning foi realizada considerando elementos tais como conhecimentos prévios de estudantes/aprendizes, preferências, objetos do mundo real, dentre outros. Os resultados da comparação entre cenários antes e depois das adaptações, indicam que há possibilidade do alcance da aprendizagem significativa em função do u-learning por meio de técnicas de ensino-aprendizagem apropriadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18001
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FinalCorreçõesBancaParaCD-MÁRCIA_PASSOS-CIN_UFPE.pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons