Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17950
Título: Visualização do risco como meio de suporte à tomada de decisão: uma abordagem através da análise de ferramentas de gerenciamento de riscos.
Autor(es): SILVA, Mario Mardone da
Palavras-chave: gerenciamento de risco; visualização da informação; tomada de decisão; transmissão e fornecimento de energia elétrica; risk management; information visualization; decision making; transmission and supply of electricity
Data do documento: 31-Ago-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este trabalho trata do uso da Visualização da Informação (VI) como instrumento de suporte a tomada de decisão no processo de Gerenciamento de Risco (GR) de um modo geral, e também realiza um estudo particular no GR no fornecimento e distribuição de energia elétrica. O objetivo principal é investigar como a VI é usada no processo de GR, bem como, sua formalização no processo e a atenção referente a tomada de ações de melhorias através do uso da VI. Para identificar as ferramentas de VI usada no processo de gerenciamento de risco foram analisadas as ferramentas FMEA (Failure Modes and Effect Analysis), FTA (Fault Tree Analysis), ETA (Event Tree Analysis), HAZOP (Hazards and Operability Study), ALARP (As Low As Reasonably Practicable), Diagrama Bow-Tie e Diagrama Ishikawa. Em seguida, algumas considerações e sugestões foram feitas a respeito do uso das ferramentas de visualização da informação identificadas. O trabalho prosseguiu com a análise do uso dessas ferramentas no processo de GR no fornecimento e distribuição de energia elétrica através de uma pesquisa feita na base ISI (Web of Science). Os resultados indicam que o uso da VI em sistemas elétricos não é formalizado, dificultando dessa forma qualquer tipo de ação de melhoria embasada teoricamente. Nota-se também falta de estudos que façam uma abordagem empírica do uso da VI no GR em sistemas de fornecimento e distribuição de energia elétrica. Em suma, é necessário que haja uma atenção para o uso da VI nas ferramentas de GR consideradas neste trabalho, como meio de superar lacunas existentes que dificultam o processo de GR.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17950
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_versão_final.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons