Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1795
Título: Um estudo sobre motivação em integrantes de equipes de desenvolvimento de software
Autor(es): César Cavalcanti França, Alberto
Palavras-chave: Equipes de Software;Engenheiro de Software;Gestão de Pessoas;Motivação
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: César Cavalcanti França, Alberto; Queda Bueno da Silva, Fábio. Um estudo sobre motivação em integrantes de equipes de desenvolvimento de software. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A motivação de um profissional é um fator que impacta diretamente na sua produtividade no trabalho. No entanto, enquanto outras áreas evoluem para utilizar a gestão de fatores motivacionais como alavanca para o sucesso de projetos, pouco se fez em relação a isto dentro da engenharia de software. Pesquisas recentes demonstram que os profissionais de engenharia de software estão entre os profissionais mais estressados e desmotivados. Outro agravante para o problema, é que os modelos de motivação existentes são excessivamente teóricos e com pouca aplicabilidade prática, dificultando assim a interpretação e implementação destes modelos por gerentes de projetos de software. O objetivo central desta pesquisa é propor um conjunto de programas de desenvolvimento sistêmico da motivação para equipes de engenharia de software, que seja, adaptável, extensível, fundamentado na realidade específica dos engenheiros de software e com alta aplicabilidade prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo envolvendo 235 engenheiros de software em Recife, com o objetivo de medir o grau de motivação exercido por um conjunto de vinte fatores motivacionais. A partir dos dados coletados, foi realizada uma análise estatística que possibilitou, entre alguns outros resultados relevantes, o desenvolvimento de três programas de motivação para equipes de engenheiros de software eficientes e hipoteticamente eficazes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1795
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
accf.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.