Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1792
Título: AIRDoc-An approach to improve the quality of requirements documents: dealing with use case models
Autor(es): RAMOS, Ricardo Argenton
Palavras-chave: Refactorings; Potential problems; Goal question metrics; Use case model; Requirements documents
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Argenton Ramos, Ricardo; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. AIRDoc-An approach to improve the quality of requirements documents: dealing with use case models. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Documentos de requisitos tendem a ser inundados por requisitos tais como: descrições sem semântica, desnecessariamente longas e confusas, informações duplicadas, entre outros problemas. Estes problemas sintáticos diminuem a facilidade de entendimento de todo o documento de requisitos e podem prejudicar outras fases do processo de desenvolvimento do software. Avaliações de qualidade não ajudam muito se somente são baseadas em listas com qualidades desejadas. Elas devem também incorporar diretrizes para auxiliar na avaliação e melhoria dos documentos de requisitos. O processo AIRDoc surge como uma solução para avaliar e melhorar documentos de requisitos que foram descritos usando casos de uso. O processo proposto é baseado na definição de objetivos e questões que devem ser avaliadas por métricas. A qualidade dos modelos de casos de uso é melhorada com a utilização de refatorações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1792
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3299_1.pdf8,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.