Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17833
Título: O Conforto no Ponto de Venda: elaboração de diretrizes para avaliação holística de conforto no varejo de moda feminina.
Autor(es): GUIMARÃES, Mabel Gomes
Palavras-chave: Conforto no ambiente construído. Visual merchandising. Varejo de moda feminina. Experiência de consumo. Design de loja.;Comfort in the built environment. Visual merchandising. Female fashion retail. Consumer experience. Store design.
Data do documento: 29-Jan-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O presente estudo buscou identificar os significados e os elementos representativos de conforto no ambiente de loja do varejo de moda feminina, a fim de elaborar diretrizes para avaliação de conforto por meio da análise dos elementos de composição da experiência do consumidor no ponto de venda e das impressões\sensações gerais sobre a mesma. Desta forma, a pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando-se de uma pesquisa de campo para coleta de dados, realizada em três etapas (entrevistas com cinco especialistas em visual merchandising, aplicação de questionário online com 150 mulheres e, por fim, um estudo de caso com loja representante do varejo moda feminina situada na cidade de Recife). O estudo sugere que o conforto do consumidor no ambiente de loja deste segmento se dá pela sua interação com cinco macroelementos (produtos, condições do ambiente, serviços, pessoas e apresentação de loja\elementos de composição do ambiente), apresentando-se em forma de 10 sensações (dimensão subjetivas) representantes de conforto para consumidor. Tal levantamento permitiu elaborar um mapa de conforto no ponto de venda, além de formular diretrizes de avaliação de conforto para este segmento, as quais podem auxiliar tanto os profissionais de projeto em visual merchandising\design de loja, quanto varejistas na avaliação do espaço, permitindo compreender a percepção que seu cliente tem da loja e da experiência, de forma a propor adequadas ao espaço do varejo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17833
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO O CONFORTO NO PONTO DE VENDA - MABEL G GUIMARAES - FINAL.pdf8,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons