Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17832
Título: Impactos ambientais urbanos: desafios e perspectivas para a implementação de políticas públicas no Estado de Pernambuco
Autor(es): RODRIGUES, Mariana Da Silva
Palavras-chave: Crescimento econômico. 2. Índice Relativo de Sustentabilidade Ambiental. 3. Ideologia Política;1. Economic Growth. 2. Relative Index of Environmental Sustainability. 3. Ideology Policy.
Data do documento: 18-Abr-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Faz-se imprescindível a instauração de um novo modelo de gestão urbana, baseado na regulação pública dos interesses privados, o que pressupõe um poder político legitimado pela credibilidade democrática, honestidade e eficiência. Analisar e mediar diretrizes das políticas públicas ambientais das Unidades Federativas assegura um caminho para a sustentabilidade e a construção de um arcabouço histórico da relação existente entre realidade histórica e ideal político. Os processos sociais e as políticas públicas deverão coexistir. Pensar a política pública ambiental dos Estados significa incorporar à cidade real concomitante a mudança acelerada do cenário mundial. Desta forma, a presente pesquisa científica irá subsidiar um novo modelo de análise da implementação de políticas públicas ambientais. A Análise Fatorial será a metodologia utilizada para comparar o grau de influência das variáveis ambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável no Brasil. Através dessas informações os planejadores públicos poderão intervir em políticas específicas de desenvolvimento privilegiando medidas bottom-up approach em que todos os atores públicos e privados possam ser envolvidos na formulação e implementação de programas. Considerando a análise de implementação delineada na pesquisa, elaborou-se o Índice Relativo de Sustentabilidade Ambiental (IRSA) das capitais brasileiras, assim como a classificação político-partidarista das regiões de forma a subsidiar um modelo de análise das políticas públicas ambientais que permita a identificação das fragilidades e ideologias presentes nas Unidades federativas. A investigação viabilizará a possibilidade de a gestão pública refletir e propor políticas públicas que promovam o avanço de suas cidades para uma média de desenvolvimento ambiental eficaz e exequível. A pesquisa visa colocar à luz o fato de o desenvolvimento de políticas públicas ambientais atravessam questões multidisciplinares que envolvem uma imersão de inputs necessários à produção de políticas públicas eficientes. As considerações obtidas poderão nortear e intensificar a aplicação dos recursos públicos em setores que transformem as Unidades Federativas em Estados que promovam a sustentabilidade em suas cidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17832
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS BIBLIOTECA MARIANA RODRIGUES.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons