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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1782
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ZAVERUCHA, Jorge | |
dc.contributor.author | AMARAL, Marilea Lima Prazeres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:52:23Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T15:52:23Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Lima Prazeres Amaral, Marilea; Zaverucha, Jorge. Educação militar pós-1985: os currículos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME). 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1782 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma análise institucional dos currículos da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército Brasileiro (ECEME), mais precisamente do Curso de Comando e Estado-Maior, das primeiras décadas após o fim do Regime Militar (1985-2006). O propósito é observar em que medida as mudanças políticas no contexto nacional e dentro do Sistema de Ensino do Exército, a partir de 1985, produziram alterações institucionais significativas na Escola, superando o modelo da Doutrina da Segurança Nacional. O foco da observação foram os currículos e planos de disciplinas, assim como documentos publicados pelo Exército relativos ao seu sistema de ensino. Os resultados mostraram que a partir de 1989 mudanças aconteceram como resultado das novas regras instituídas pela organização militar e pelo jogo democrático. A Escola, que forma os comandantes e líderes do Exército, começou a delinear um perfil profissional mais adequado para as funções que o militar deverá desempenhar dentro das "novas missões" que emergiram no pós-1985. Todavia, ainda recorre a protocolos da Doutrina da Segurança Nacional em determinados campos de estudo, o que é incompatível com a democracia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Militar | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Exército | pt_BR |
dc.subject | Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME) | pt_BR |
dc.subject | Curso de Comando | pt_BR |
dc.subject | Estado-Maior Análise institucional | pt_BR |
dc.subject | Currículos Fim do Regime Militar | pt_BR |
dc.title | Educação militar pós-1985: os currículos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência Política |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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