Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17738
Título: Frankenstein PSO na definição das arquiteturas e ajustes dos pesos e uso de PSO heterogêneo no treinamento de redes neurais feed-forward
Autor(es): LIMA, Natália Flora De
Palavras-chave: Otimização por Enxame de Partículas. Redes Neurais Artificiais. Enxames Heterogêneos;Particle Swarm Optimization. Artificial Neural Networks. Heterogeneous Swarm.
Data do documento: 29-Ago-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este trabalho apresenta dois novos algoritmos, PSO-FPSO e FPSO-FPSO, para a otimização global de redes neurais MLP (do inglês Multi Layer Perceptron) do tipo feed-forward. O propósito destes algoritmos é otimizar de forma simultânea as arquiteturas e pesos sinápticos, objetivando melhorar a capacidade de generalização da rede neural artificial (RNA). O processo de otimização automática das arquiteturas e pesos de uma rede neural vem recebendo grande atenção na área de aprendizado supervisionado, principalmente em problemas de classificação de padrões. Além dos Algoritmos Genéticos, Busca Tabu, Evolução Diferencial, Recozimento simulado que comumente são empregados no treinamento de redes neurais podemos citar abordagens populacionais como a otimização por colônia de formigas, otimização por colônia de abelhas e otimização por enxame de partículas que vêm sendo largamente utilizadas nesta tarefa. A metodologia utilizada neste trabalho trata da aplicação de dois algoritmos do tipo PSO, sendo empregados na otimização das arquiteturas e na calibração dos pesos das conexões. Nesta abordagem os algoritmos são executados de forma alternada e por um número definido de vezes. Ainda no processo de ajuste dos pesos de uma rede neural MLP foram realizados experimentos com enxame de partículas heterogêneos, que nada mais é que a junção de dois ou mais PSOs de tipos diferentes. Para validar os experimentos com os enxames homogêneos foram utilizadas sete bases de dados para problemas de classificação de padrões, são elas: câncer, diabetes, coração, vidros, cavalos, soja e tireóide. Para os experimentos com enxames heterogêneos foram utilizadas três bases, a saber: câncer, diabetes e coração. O desempenho dos algoritmos foi medido pela média do erro percentual de classificação. Algoritmos da literatura são também considerados. Os resultados mostraram que os algoritmos investigados neste trabalho obtiveram melhor acurácia de classificação quando comparados com os algoritmos da literatura mencionados neste trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17738
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Natalia_Flora_de_Lima.pdf1,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons