Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1771
Título: 3D Routing with Context Awareness
Autor(es): Costa, Breno Jacinto Duarte da
Palavras-chave: Seamless Autoconfiguration;Routing;Heterogeneous networks;Ad Hoc Networks
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Jacinto Duarte da Costa, Breno; Fawzi Hadj Sadok, Djamel. 3D Routing with Context Awareness. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O surgimento de interfaces de rede sem-fio de baixo custo no mercado e o crescimento na demanda por dispositivos móveis (como Smartphones, PDAs, Internet Tablets e Laptops) permitiram a criação de cenários onde serviços de rede para usuários móveis possam existir sem nenhuma infra-estrutrutura pré-configurada. No entanto, a interoperabilidade entre tais redes, que são dinâmicas e heterogêneas, é atualmente objeto de pesquisa. Várias pesquisas na área de redes ad hoc sem-fio tem focado em uma única tecnologia sem-fio, baseada no padrão IEEE 802.11, onde os nós da rede são vistos de maneira plana (2D), ou seja, como elementos homogêneos, identificados apenas por endereços IP, não levando em consideração seus perfis de hardware e tecnologias de rede. Desta forma, pesquisas envolvendo mais de uma tecnologia de rede encontram-se em estágios iniciais. Novas propostas são necessárias para estes cenários, que são cada vez mais comuns, envolvendo múltiplos dispositivos com múltiplas interfaces de rede (multi-homed). Este trabalho propõe o protocolo de roteamento 3D, direcionado a cenários onde há heterogeneidade de dispositivos e tecnologias de rede. O objetivo do protocolo de roteamento proposto é prover mecanismos para a interoperabilidade de redes ad hoc heterogêneas, considerando outra dimensão de informações, aqui denominada de terceira dimensão (3D), que consiste em agregar mais informações, como informações de contexto, recursos dos dispositivos e interfaces de rede, ao processo de roteamento. Para isto, o protocolo considera os seguintes aspectos fundamentais: o processo de bootstrapping da rede heterogênea e dos nós, a construção e disseminação de informações de ciência de contexto entre os nós, e a atribuição de papéis específicos para determinados nós da rede. A avaliação do protocolo é feita através de experimentos em um test-bed real, utilizando um protótipo da implementação do protocolo, num cenário composto de dispositivos móveis como Smartphones OpenMoko, Internet Tablets N810 da Nokia e Laptops, possuindo tecnologias Bluetooth e 802.11, executando versões embarcadas do sistema operacional Linux
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1771
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bjdc.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.