Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17668
Title: O uso de imagens nas aulas de artes visuais em escolas municipais do Recife
Authors: FREIRE, Jaísa Farias de Souza
Keywords: Imagem;leitura de imagem;Ensino de Artes Visuais;Currículo;Image;Image reading;Visual Arts teaching;Curriculum
Issue Date: 31-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa trata do uso das imagens nas aulas de Artes Visuais, tendo como foco de investigação a prática pedagógica de duas professoras, Tarsila e Frida, nomes fictícios, as quais têm formação acadêmica específica nesse componente curricular e atuam em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) de bairros distintos. Baseia-se na observação presencial de algumas aulas, na análise de relatos das práticas pedagógicas das professoras, bem como em questionários aplicados a professores de Artes, participantes de formação continuada, e depoimentos de gestores e de membros da Equipe Técnica da Secretaria de Educação da RMER. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo, com base documental e etnográfica. As categorias usadas para fundamentar teoricamente a pesquisa referem-se aos conceitos de imagem, de leitura e de leitura de imagem, concebidos por diferentes autores. Com os dados obtidos, foi possível categorizar variadas perspectivas de usos das imagens, as instâncias de escolhas, as condições arquitetônicas e midiáticas dos usos. A pesquisa é reveladora de que a imagem é, corriqueiramente, usada pelas professoras investigadas, que há diversos meios de acesso, diferentes perspectivas de usos e instâncias de escolhas. Embora, se reconheça a influência determinante da instituição – RMER –, por intermédio das Matrizes Curriculares, na escolha e uso das imagens. É notória, também, a inserção de experiências e proposições docentes e discentes. A pesquisa enfatiza a necessidade de se continuar investigando as dinâmicas da sala de aula e a necessidade de uma formação continuada pautada na inventividade docente, fundada nos Direitos de Aprendizagem e nas necessidades e expectativas dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17668
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação JAISA FARIAS DE SOUZA FREIRE.pdf9.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons