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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17605
Title: Ensino e avaliação do gênero debate nos livros didáticos de português para o ensino médio aprovados no PNLD
Authors: ARAÚJO, Carlos Albuquerque de
Keywords: Linguística Aplicada; Livro Didático de Português; oralidade e letramento; gênero textual debate; avaliação da aprendizagem; Linguistique Appliquée; Livre Didactique de Portugais; oralité et alphabétisation; genre textuel débat; évaluation d’apprentissage.
Issue Date: 1-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa procura investigar como os Livros Didáticos de Português (LDP) selecionados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2015) tomam o gênero debate como objeto de ensino e propõem sua sistemática de avaliação. O presente trabalho buscou, assim: (a) identificar quais coleções de LDP do Ensino Médio, dentre as dez aprovadas pelo PNLD 2015, tomam o debate como objeto de ensino; (b) verificar o tratamento dado ao ensino do gênero debate pelas coleções de LDP selecionadas; e (c) analisar como são propostos os critérios de avaliação da produção textual do debate nesses LDP. Nossa hipótese é que, embora o debate tenha adquirido um valor de objeto linguístico a ser ensinado na aula de Língua Portuguesa após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dos critérios de avaliação do PNLD e da divulgação de estudos sobre o trabalho com os gêneros orais formais e públicos, os LDP, em sua maioria, ainda não conseguiram consolidar propostas de ensino e avaliação que favoreçam a aprendizagem das particularidades de produção desse gênero da modalidade oral da língua. Como embasamento teórico para realização desta pesquisa, utilizamos os pressupostos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996 e 2009; CELANI, 1998 e 2000, entre outros), dos estudos dos gêneros discursivos/textuais à luz dos pressupostos bakhtinianos que concebem o LDP como um gênero discursivo (BUNZEN & ROJO, 2005; BUNZEN, 2005, entre outros); dos estudos de oralidade e letramento (MARCUSCHI 2008a; SOARES, 1998; ARAÚJO & SILVA, 2013, entre outros); dos estudos que tratam da importância dos gêneros orais em sala de aula (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004; DOLZ, SCHNEUWLY & HALLER, 2004, entre outros) e de estudiosos que trabalham com o tema da avaliação da aprendizagem (HAYDT, 2008; LUCKESI, 2008; BURIASCO, 2000, SUASSUNA, 2007a, 2007b, entre outros). Avaliando as coleções de LDP do Ensino Médio, pudemos perceber que, de uma forma geral, o espaço dedicado às propostas de ensino e avaliação do debate ainda carece de consistência para orientar melhor os educandos à aprendizagem das práticas sociais de realização desse gênero e de suas particularidades de produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17605
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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