Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1756
Título: Requisitos de avaliação formativa para sistemas computacionais de apoio ao ensino e à aprendizagem
Autor(es): MELO, Moisés Zarzar Correia de
Palavras-chave: Avaliação Formativa; Educação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Levantamento de Requisitos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Zarzar Correia de Melo, Moisés; Andrade Campos, Marcília. Requisitos de avaliação formativa para sistemas computacionais de apoio ao ensino e à aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A avaliação formativa revela-se mais significativa que a somativa, pois acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem. Apesar disso, ainda há uma forte resistência na mudança do tradicional paradigma de se aplicarem testes pontuais (avaliação somativa) para uma nova forma de avaliação que permita o levantamento e acompanhamento contínuo da aprendizagem dos alunos em termos quantitativos e qualitativos. Essa realidade também pode ser constatada nos cursos a distância. Na sua vertente mais atual, na qual a aprendizagem ocorre, primordialmente, em ambientes virtuais, a mediação pedagógica continua tendo uma crucial importância. Nesse sentido, práticas pedagógicas ultrapassadas não permitem que as vantagens dos novos espaços virtuais de aprendizagem sejam exploradas em toda a sua potencialidade. Além de não serem dirimidas adequadamente as dificuldades inerentes aos novos ambientes. O objetivo deste trabalho foi levantar requisitos de avaliação formativa para sistemas computacionais de apoio ao ensino e à aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise de competidores, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos dos três sistemas mais utilizados atualmente, bem como um levantamento das necessidades apresentadas pela literatura que não têm atualmente suporte nos sistemas competidores analisados. Com a aplicação da metodologia acima, foi possível o levantamento de diversos requisitos de avaliação formativa. Esses requisitos representam necessidades que, sendo atendidas por um sistema computacional de apoio ao ensino e à aprendizagem, permitem que sejam criadas as condições para que a avaliação formativa aconteça
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1756
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mzcm.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.