Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17539
Title: Avaliando o planejamento estratégico de SI / TI organizações públicas do governo do estado de Pernambuco utilizando o MMPE SI / TI (GOV)
Authors: ARAUJO, Verlaynne Kelley da Hora Rocha
Keywords: Planejamento Estratégico; Gestão Estratégica; Sistemas de Informação – Si; Tecnologia da Informação – TI; Maturidade Organizacional; Modelos de Maturidade; Métodos de Avaliação; Gerenciamento de Projetos; Melhores Práticas; Governo Brasileiro; Organizações Governamentais Brasileiras
Issue Date: 28-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A elaboração de um planejamento estratégico de Sistema de Informação e Tecnologia da Informação (PE SI/TI) é essencial para que seja possível identificar e alocar de forma correta os recursos da área de TI de acordo com as prioridades institucionais e com os resultados esperados. Devendo ser portanto, uma atividade sistemática entendida, apoiada e aprovada pela alta direção. O Governo Federal identificou, através de um levantamento, que vários documentos apresentados como sendo PE SI/TI, eram apenas, cartas de intenção internas à área de TI e/ou projetos do que poderia vir a ser um plano. Tal cenário sugere que parte das organizações governamentais ou não possuem, ou desconhecem a maturidade dos processos de PE SI/TI que elaboram. Assim sendo, foi criado o Modelo de Maturidade de Planejamento Estratégico de SI/TI - MMPE SI/TI (Gov). O modelo permite que as organizações governamentais descubram o quão maduro estão seus processos de PE SI/TI, saibam como elas se encontram com relação às outras, e ainda pode ser utilizado como instrumento para avaliar a eficiência do uso de SI/TI para o alcance dos objetivos do negócio. Para isso, possui um Modelo de Referência (MR), um Método de Avaliação (MA) e um Banco de Melhores Práticas (BMP). Apesar das validações realizadas por especialistas, o modelo não foi utilizado em organizações. Nesse sentido, este trabalho realiza avaliações do PE SI/TI em organizações públicas do governo de Pernambuco, utilizando o MA do MMEP SI/TI (Gov) a fim de identificar as oportunidades de melhoria para o MA e MR deste modelo. Acredita-se que, semelhantemente ao cenário encontrado no Governo Federal, as Organizações Públicas do Estado de Pernambuco desconhecem a maturidade dos processos de seus PE SI/TI e que ganhos podem ser obtidos a partir da realização dessas avaliações. Nesse contexto, este trabalho apresenta: (i) um levantamento de alto nível sobre a maturidade dos planejamentos estratégicos de TI em organizações públicas do Governo do Estado de Pernambuco segundo o MMPE SI/TI(Gov), (ii) os resultados obtidos em duas avaliações realizadas seguindo o MA e (iii) um levantamento das oportunidades de melhoria no MA e MR do MMPE SI/TI (Gov). Para atingi-lo, utiliza-se uma abordagem de natureza hipotéticodedutiva, métodos e procedimentos qualitativos, realizando revisão bibliográfica e estudo de caso descritivo, único e incorporado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17539
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoVerlaynneAraujoCIn.pdf5.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons