Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17499
Title: Chris Marker: comentários sobre uma crítica da imagem
Authors: MARANHÃO, Luís Henrique Barbosa Leal
Keywords: Comunicação; Cinema; Arte.; Política; Estética.
Issue Date: 30-May-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: "Nunca a imagem se impôs com tanta força no universo estético, técnico, cotidiano, político, histórico". Considerando que as imagens são, na atualidade, formadoras da nossa percepção temporal e histórica, a presente dissertação busca discutir uma condição contemporânea das imagens. A partir da ideia de que os meios massivos de comunicação articulam uma lógica de reificação do sentido das imagens e da memória, o trabalho visa pensar em que medida algumas formas de articulação da imagem propostas pelo cinema de Chris Marker constituem, a partir da experiência cinematográfica, um contraponto reflexivo, uma proposta de construção de um outro modelo de temporalidade e o estabelecimento de uma crítica sobre as imagens. A partir de autores como Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben e de fragmentos dos filmes Sem Sol (1982), Level Five (1996) e O fundo do ar é vermelho (1977-1993), de Chris Marker, o trabalho pretende pensar as possibilidades expressivas relacionadas à articulação das palavras e das imagens, assim como dar conta de uma noção política dos gestos que tornam as imagens possíveis. Desse modo, o trabalho propõe-se a discutir em que medida as escolhas estéticas dos filmes analisados se relacionam às possibilidades de conhecimento do real e crítica da imagem e do tempo histórico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17499
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons