Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17453
Title: Estimativa da geração de sucata de bateria de chumbo-ácido como ferramenta de gestão de resíduos eletroeletrônicos
Authors: João Pinto Cabral, NETO
Keywords: Resíduos eletroeletrônicos. Sucata de baterias. Previsibilidade;electronic waste, battery scrap, predictability.
Issue Date: 20-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O trabalho versa sobre a problemática do crescimento da geração de um tipo de resíduo eletroeletrônico: a bateria de chumbo-ácido. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos são objeto de diversas pesquisas mundo afora, não somente devido ao seu crescimento acelerado, mas também porque muitos são fontes de materiais perigosos ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse contexto, estão as baterias automotivas, cuja produção está vinculada à fabricação de carros e a sua própria vida útil. A maior parte das baterias comercializadas no Brasil são do tipo chumbo-ácido, cujos resíduos contêm grandes quantidades de chumbo que poderiam ser aproveitadas. Dessa maneira, esse trabalho teve como objetivo principal a construção de um modelo matemático para a projeção futura de sucatas de bateria, considerando fatores tais como mercado de venda de automóveis (carro passeio) e vida útil das baterias. Para tanto, foi construída uma série temporal, a partir da análise histórica de venda de veículos, composta por dados de 10 anos. Com o levantamento das informações, foram utilizadas ferramentas de análise de séries temporais para a identificação da existência de características como tendência e/ou sazonalidade na série de dados. Comprovada a existência de tais características, foi realizada a suavização da série e, posteriormente, a proposição do método estatístico de previsibilidade, observando as hipóteses de utilização de médias móveis, suavizações simples, dupla ou tripla. O modelo matemático deste estudo poderá tornar possível o planejamento adequado, por parte de empresas e governo, quanto à política de gerenciamento dos resíduos de acumuladores, considerando a logística reversa, como objetivo a ser alcançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17453
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_João Cabral_PPGECAM.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons