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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17428
Title: Construção e validação de vídeo educacional para adesão à Vacinação do papilomavírus humano.
Authors: INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza
Keywords: ValidaçãO;Tecnologia educacional;Vacina;HPV;Saúde da mulher;Enfermagem
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Papilomavírus humano (HPV) pode levar ao desenvolvimento do câncer de colo do útero. A partir de 2014, a vacina tetravalente, que protege contra os principais tipos oncogênicos do vírus, foi introduzida no calendário de imunização do Brasil, direcionada a meninas de nove a 13 anos. Para que a cobertura vacinal seja satisfatória e as taxas de vacinação não apresentem decréscimo ao longo da realização do esquema de duas doses, identifica-se a necessidade de elaborar estratégias que sejam utilizadas por professores e profissionais da saúde, em atividades educativas. A finalidade é melhorar o conhecimento sobre HPV e imunização entre as menores e seus pais, para promover a adesão. Assim, o objetivo desta dissertação foi validar um vídeo educacional direcionado à adesão da vacinação do HPV. Com o intuito de alicerçar esta pesquisa, foi construído um artigo de revisão integrativa no sentido de investigar as tecnologias educacionais construídas e/ou utilizadas para promoção da vacinação contra o HPV. A amostra, constituída por 11 estudos desenvolvidos em outros países e localizados em seis bases de dados, mostrou que os veículos de comunicação construídos e/ou utilizados para este fim foram o vídeo, mensagens de dispositivos eletrônicos, páginas da internet, programa de computador, radionovela e materiais impressos. No artigo original, realizou-se um estudo metodológico, no Distrito Sanitário IV da cidade do Recife-PE, de maio a dezembro de 2015. Na primeira etapa do estudo, identificou-se o conhecimento sobre a temática e a tecnologia a ser construída por meio de seis grupos focais, organizou-se um referencial teórico sobre HPV e vacinação e levantou-se os vídeos existentes. Após, elaborou-se um vídeo educacional seguindo-se os estágios de pré-produção, produção e pós-produção. Na segunda, foi feita a validação de conteúdo do material com 22 especialistas. Na terceira e última etapa, a validação de aparência foi desenvolvida com dez adolescentes, dez mães, dez professores e dez profissionais da área de audiovisuais. Os dados foram analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index-CVI). As sugestões emitidas foram analisadas e as mudanças necessárias implementadas. Diferentes níveis de conhecimento sobre HPV foram encontrados. Um vídeo educacional em formato de 9 animação foi construído, envolvendo conflitos sobre a vacinação e a tomada de decisão. A concordância foi satisfatória na maioria dos itens. Quanto à relevância, 20 itens tiveram CVI acima de 0,80 entre os juízes. Os cinco itens abaixo de 0,80 foram alterados, conforme as sugestões dos peritos. A avaliação foi positiva entre meninas e mães. Entre os professores, apenas dois itens apresentaram CVI menor que 0,80 e, entre os profissionais de vídeo, um foi abaixo deste valor. O vídeo educacional construído para promover a adesão à vacinação do HPV, a partir das contribuições do público-alvo da vacinação, pais, professores e profissionais da saúde, foi validado, considerado adequado para utilização em ações de educação em saúde com a população. Outros estudos deverão ser realizados a fim de testar sua eficácia na melhoria dos índices vacinais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17428
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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