Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17426
Title: Gerenciamento de riscos em desastres naturais: diagnóstico do contexto atual baseado numa revisão sistemática da literatura sobre eventos da Natech.
Authors: NASCIMENTO, Kayo Renato da Silva.
Keywords: Risco; Natech; Desastres Naturais; Desastre Tecnológico; Revisão Sistemática da Literatura.;Risk; Natech; Natural Disasters; Technological Disaster; Systematic Literature Review
Issue Date: 11-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Os grandes impactos causados pela ocorrência dos eventos naturais em plantas industriais em todo o mundo tem feito com que este campo de estudo ganhe destaque nos últimos anos dado as perdas financeiras, humanas e ambientais que este tipo de evento pode acarretar. Os eventos provenientes de desastres naturais que proporcionam desastres tecnológicos são conhecidos como desastres/eventos Natech. Os eventos Natech apesar da baixa probabilidade de ocorrência apresentam grandes impactos e um nível de complexidade superior ao encontrado no gerenciamento de desastres naturais ou tecnológicos. Devido à necessidade de gerir vários tipos de riscos e dada a natureza finita dos recursos é necessário priorizar os riscos mais elevados e para auxiliar nessa análise dos riscos, é fundamental a utilização de ferramentas e metodologias que proporcionarão uma melhor compreensão dos desastres/eventos Natech. Neste sentido, é realizada uma revisão sistemática da literatura (Systematic Literature Review – SLR) sobre eventos Natech, levando em conta especificamente, trabalhos publicados em periódicos científicos. Vários tipos de classificações dos dados analisados são apresentados neste trabalho com o intuito de prover informação mais detalhada acerca de aspectos considerados no estudo. Esta pesquisa identificou a frequência de publicações dos eventos Natech, as revistas científicas e instituições que mais contribuíram sobre tema e os tipos de desastres naturais e setores da indústria mais abordados nos trabalhos avaliados, como também os tipos de ferramentas e metodologias utilizadas no gerenciamento destes riscos provendo informações relevantes para análises futuras e contribuindo para elucidação acerca do tema para a sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17426
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons