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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17425
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert René | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ricardo Tibúrcio dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-15T16:30:18Z | - |
dc.date.available | 2016-07-15T16:30:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17425 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo construir, analisar e validar um Processo de Desenvolvimento de micromundo para a aprendizagem da Matemática, integrando os métodos da engenharia de requisitos e Ágeis, como elementos da Engenharia de Softwares, integrados com princípios da Engenharia Didática numa perspectiva transdisciplinar de exploração das potencialidades teóricas e tecnológicas dessas engenharias. Estudos atuais indicam que muitos recursos tecnológicos disponíveis são desenvolvidos centrados nas possibilidades oriundas da tecnologia, ou apenas nas teorias sobre a aprendizagem dos conhecimentos. A articulação entre contribuições teóricas e tecnologias ainda não é comumente realizada, e nos casos em que é feita, precisa ainda de sistematizações como processo de Engenharia. A partir dessas reflexões o quadro teórico-metodológico desta investigação foi constituído pelas Engenharias Didática e de Software, observando as contribuições de ambas para a construção de um processo de desenvolvimento de software educativo. A metodologia compôs-se da concepção, criação e análise de um processo de desenvolvimento de software educativo que articula potencialidades tecnológicas a teorias de ensino e aprendizagem. Uma equipe de colaboradores, composta por especialistas em diversas áreas da Matemática, foi formada para auxiliar na concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de software discutido neste estudo. Em um estudo de caso, validamos o processo criado desenvolvendo em colaboração com outros pesquisadores um software sobre a taxa de variação de funções matemáticas. Com esse experimento foram identificadas lacunas no processo concebido e aperfeiçoamentos foram realizados validando o processo de software criado. Os resultados deste estudo mostram que a integração de conhecimentos teóricos sobre o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos com as potencialidades tecnológicas atuais é um fator a ser considerado para o desenvolvimento de softwares educativos, visto que o produto desenvolvido com essa perspectiva de articulação pôde contribuir para especificação e implementação dos requisitos alcançando as especificidades dos conhecimentos em questão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Processo de desenvolvimento de software educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to build, analyze and validate a development process of microworlds for learning mathematics, integrating the methods of requirements engineering and Agile, as elements of software engineering, integrated to principles of Didactic Engineering a transdisciplinary perspective of exploitation theoretical and technological potentiality of these engineering. Current studies indicate that many available technological resources are developed focusing on opportunities arising from the technology, or only on theories about learning knowledge. The link between theoretical contributions and technologies is not commonly performed, and where it is done, it still need systematizations as engineering process. From these reflections the theoretical and methodological framework of this research was made up of Didactic and Software Engineering, noting the contributions of both to build an educational software development process. The methodology consisted of the design, creation and analysis of an educational software development process which combines the technological potential of teaching and learning theories. A team of employees, comprised of experts in various areas of mathematics, was formed to assist in the design, development and improvement of the software process discussed in this study. In a case study, we validate the process created developing, in collaboration with others researchers, a software on the rate of change of mathematical functions. In this experiment, gaps were identified in the process designed and improvements were carried out validating the process of software development created. The results of this study show that the integration of theoretical knowledge about teaching and learning of mathematical knowledge with current technological potential is a factor to be considered for the development of educational software, as the product developed with this perspective of articulation could contribute for specification and implementation of the requirements reaching the specifics of knowledge in question. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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